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arrow_back Aula 13 - Desenvolvendo um jogo da velha

2. Declaração das Variáveis

Pois bem, depois da inclusão das bibliotecas que iremos utilizar no jogo, precisamos declarar uma classe com as variáveis que armazenarão os valores referentes aos jogadores e ao tabuleiro. Veja:

A variável jog do tipo int é declarada como variável estática dentro da classe JogoDaVelha para armazenar o jogador da vez. A matriz casa, de inteiros de 3 x 3 posições, é declarada para “desenhar” o tabuleiro para que possa ser visualizado pelos jogadores. Além disso, a matriz é sempre percorrida, a fim de verificar se há sequência de símbolos iguais nas suas linhas, colunas ou diagonais (sabemos que quando isso ocorre o jogo deve terminar e o vencedor é anunciado).

As variáveis do tipo int linha e coluna são declaradas para que seja feita a verificação dos valores escolhidos pelo usuário, na hora de definir em que campo do tabuleiro irá fazer sua marcação. Se o jogador escolher um campo inválido, uma mensagem de aviso será exibida (veremos isso daqui a pouco).

A variável win, também do tipo int, é declarada para armazenar o vencedor do jogo. Através do valor armazenado nessa variável, poderemos fazer a verificação de quem foi o vencedor. Por fim, temos a declaração de um leitor do teclado para ser utilizado ao longo do programa.

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