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arrow_back Aula 13 - Interface com o Usuário – HUD

Resumo

Na aula de hoje, aprendemos um pouco mais sobre a interface gráfica, conhecendo o HUD – heads-up display. Aproveitamos os componentes que já conhecíamos para desenvolver o nosso e, em seguida, alteramos o script para que pudéssemos alterar os valores do nosso HUD em tempo de execução.

No script, conhecemos alguns novos métodos, como o onDestroy() e os métodos Delegate do SceneManager. Vimos como podemos detectar uma mudança de cena e agir de acordo com isso. Aplicamos esse conceito a alteração de elementos da UI e detecção deles ao carregar uma nova cena.

Na segunda parte da aula, estudamos o elemento Slider e como podemos modificá-lo para construir uma barra de energia de acordo com algumas partes desse componente. Conhecemos as suas propriedades e as principais utilizações de cada uma delas.

Conhecemos também o conceito de containers, para agrupar elementos que fazem parte de uma mesma interface, facilitando o posicionamento e a ancoragem deles. Vimos isso para a barra de energia e também como o Slider utiliza isso por padrão. Deixamos, por fim, o projeto desenvolvido na aula disponível aqui.

Ficou para a próxima aula a alteração do elemento em código, a partir de algum dano sofrido pelo personagem. Esse dano poderá originar de inimigos criados dinamicamente, por exemplo. Como fazer isso? Veremos na próxima aula! Até lá! o/

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