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arrow_back Aula 13 - Interface com o Usuário – HUD

Apresentação

Olá, desenvolvedores! Chegamos à aula 13 de nossa disciplina! Estão animados para continuar o desenvolvimento de nossa interface? Hoje, faremos mais alguns avanços nessa parte, e esse assunto ainda será explorado durante mais aulas.

Na aula de hoje, criaremos um HUD (sigla de Heads-Up Display) para o nosso jogo! Esse componente é primordial a todos os jogos e serve para indicar ao usuário informações importantes, disponibilizando-as diretamente na própria tela, a fim de que ele possa visualizá-las sem precisar mover-se.

Nosso HUD conterá dois elementos principais – um contador de tentativas restantes e uma barra de energia! Acerca do contador de tentativas restantes, aprenderemos mais detalhes sobre a utilização de imagens e texto, o que já começamos a conhecer na aula passada. Além disso, veremos como criar um script capaz de alterar os valores contidos no campo de texto em tempo de execução, conforme novas vidas sejam ganhas ou perdidas.

Em seguida, conheceremos o componente de UI Slider. Ele pode ser utilizado em interfaces diversas, como elemento de seleção entre valores dentro de uma faixa. Isso é útil para menus de configuração, por exemplo. Em nosso caso, no entanto, utilizaremos esse componente de uma maneira um pouco diferente: removeremos toda a interatividade e o aproveitaremos apenas como uma barra, capaz de mostrar valores entre um limite mínimo e um máximo. Esses valores serão representados pela energia restante do personagem!

Ainda não veremos, na aula de hoje, como causar dano ao personagem ou como podemos importar inimigos (Cuidado! Mísseis!) para a nossa cena (assuntos da próxima aula!), mas já criaremos a parte da interface, a qual é importante para que esses valores sejam utilizados.

Veremos, também nas próximas aulas, mais sobre interface, até quando formos modificar o valor da energia restante. Entretanto, por agora, focaremos nesses novos elementos! Prontos? Então vamos à aula! \o\ \o/ /o/

Objetivos

Ao final desta aula, você deverá ser capaz de:

  • Construir interfaces com hierarquia entre seus componentes;
  • Utilizar containers para criar grupos de elementos de UI;
  • Alterar elementos de UI através de scripts;
  • Utilizar o componente Slider de maneira interativa ou não.

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