Cursos / Jogos Digitais / Sistemas Operacionais / Aula
O computador que o aluno comprou possui o processador Intel i7-3770K. Se procurarmos na Internet as características desse processador, veremos que realmente ele possui 4 núcleos (cores)), conforme Intel. Então por que o Windows está dizendo que ele possui 8 processadores lógicos?
Primeiro, precisamos entender o que é um processador lógico. “Lógico” dá a ideia de que ele é feito baseado em uma lógica matemática ou, nesse caso, computacional e, assim, é diferente de algo físico. Então o processador lógico é diferente do processador físico, e nesse exemplo temos 4 processadores físicos e o dobro de processadores lógicos. Isso é possível devido à tecnologia Hyper-Threading, desenvolvida pela fabricante de processadores Intel no início dos anos 2000 com o processador Pentium 4. (WIKIPÉDIA, 2016b).
A tecnologia Hyper-Threading simula em um único processador físico dois processadores lógicos. Cada processador lógico recebe o seu próprio controlador de interrupção programável (APIC) e conjunto de registradores. Os outros recursos do processador físico, tais como memória cache, unidade de execução, unidade de lógica e aritmética e unidade de ponto flutuante são compartilhados entre os processadores lógicos. Em termos de software, significa que o sistema operacional pode executar processos diferentes em cada um dos processadores lógicos, e enquanto um processo está esperando por dados da memória, por exemplo, os outros processadores podem ser usados para processar outros processos.
Portanto, como o processador Intel i7 do computador do aluno possui quatro núcleos (cores) físicos, com a tecnologia Hyper-Threading, que dobra de maneira virtual a capacidade de processadores, o sistema operacional percebe que ele possui 8 processadores lógicos para distribuir seus processos (programas).
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados