Os materiais didáticos aqui disponibilizados estão licenciados através de Creative Commons Atribuição-SemDerivações-SemDerivados CC BY-NC-ND. Você possui a permissão para visualizar e compartilhar, desde que atribua os créditos do autor. Não poderá alterá-los e nem utilizá-los para fins comerciais.
Atribuição-SemDerivações-SemDerivados
CC BY-NC-ND
Cursos / Jogos Digitais / Sistemas Operacionais / Aula
Gerenciar processos, memória, arquivos, dispositivos de entrada e saída e demais recursos e atividades são algumas das responsabilidades de um sistema operacional. Dada a diversidade de responsabilidades, o desenvolvimento desse tipo de programa envolve muita complexidade. Por isso, é tendência dos sistemas operacionais modernos tornar o seu núcleo cada vez mais simples.
Vários tipos de estruturação para desenvolvimento de sistemas operacionais vêm sendo propostos. Dentre eles, podemos citar o tipo de estrutura conhecido como microkernel. Esse modelo procura dividir as diferentes atividades do sistema operacional em serviços, os quais são desenvolvidos fora do núcleo (Figura 8).
Dentre outros possíveis serviços, podemos destacar como principais os seguintes: (1) serviços de arquivo, (2) serviços de criação de processos, (3) serviços de memória. Retirando essas responsabilidades do núcleo, simplifica-se o projeto do kernel. Nessa abordagem, o kernel praticamente teria o papel de gerenciar as requisições a esses serviços.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados