Cursos / Jogos Digitais / Matemática Aplicada / Aula

arrow_back Aula 10 - Aplicações da Matemática na Computação

Autoavaliação

  1. Desenhe o diagrama de blocos do hardware correspondente à fórmula lógica $(p∨(q∧(r∨∼p)))$.
  2. Escreva matrizes de ordem 7 que representam os caracteres E e O (maiúsculos) usando as mesmas convenções que usamos para o A no texto da aula.
  3. O que acontece se multiplicarmos a matriz de ordem correspondente à letra A por $½$ (meio)? Como fica a matriz? Se trabalharmos em uma escala de preto e branco, na qual 255 é branco total e 0 é preto total, o que você acha que vai aparecer na tela? A letra terá o mesmo formato e as mesmas tonalidades?
  4. Se o ponto extremo de uma figura estava nas coordenadas $x=1$ e $y=2$, ou seja, a matriz $[1 \ \ 2]$, e aplicamos um produto escalar com fator 2 a ela, ou seja, calcular $2[1 \ \ 2]$, o que vai acontecer com esse ponto?

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados