Cursos / Redes de Computadores / Programação Estruturada / Aula

arrow_back Aula 09 - Comandos de Seleção

Videoaula 02: Valores Booleanos e Condições

Transcrição

Normalmente, em JavaScript, os booleanos são os valores primitivos true e false. No entanto, eles também podem ser definidos como objetos com a palavra-chave new. Não recomendo que você utilize esse recurso, pois isso diminui a velocidade de execução e complica o código, na maioria das vezes, de maneira desnecessária. Além disso, a comparação entre objetos têm um comportamento particular que não veremos nesta disciplina. É por esse motivo que, nesta disciplina, focaremos apenas no tratamento de valores booleanos como os valores primitivos true e false.

Você pode acessar o link do QR code no slide (Figura 1) para saber mais sobre objetos booleanos em JavaScript.

Valores Booleanos

Qualquer expressão que retorne um valor booleano pode ser usada em uma condição do comando if-else. Para isso, além dos valores primitivos true e false, também podemos usar os operadores de comparação para determinar a igualdade ou diferença entre expressões. Os operadores básicos de comparação são:

  • e1 == e2, que retorna true apenas se o valor da expressão e1 for igual ao valor da expressão e2
  • e1 === e2, também chamada de igualdade estrita, que retorna true apenas se o valor e o tipo da expressão e1 e e2 forem iguais
  • e1 != e2, que retorna true apenas se o valor da expressão e1 for diferente do valor da expressão e2
  • e1 !== e2, também chamada de desigualdade estrita, que retorna true apenas se o valor da expressão e1 for diferente do valor da expressão e2 ou se o tipo da expressão e1 for diferente do tipo da expressão e2
  • e1 > e2, que retorna true apenas se o valor da expressão e1 for maior que valor da expressão e2
  • e1 < e2, que retorna true apenas se o valor da expressão e1 for menor que valor da expressão e2
  • e1 >= e2, que retorna true apenas se o valor da expressão e1 for maior ou igual ao valor da expressão e2
  • e1 <= e2, que retorna true apenas se o valor da expressão e1 for menor ou igual ao valor da expressão e2

Além disso, podemos combinar expressões que usam esses operadores básicos por meio dos operadores lógicos. São eles e, ou e não. No slide (Figura 2), podemos ver uma tabela que chamamos de tabela-verdade, a qual apresenta o resultado desses operadores. Dadas as duas condições c1 e c2:

  • Usamos c1 && c2 para obter o valor de c1 e c2
  • Usamos c1 || c2 para obter o valor de c1 ou c2
  • Usamos !c1 para obter o valor de não c1

No e-lógico temos que c1 && c2 é true apenas se ambas as condições forem true. Ou seja, temos que apenas true && true é true; todas as outras linhas são false. Por outro lado, no ou-lógico, temos que c1 || c2 é false apenas se ambas as condições forem false. Ou seja, temos que apenas false || false é false; todas as outras linhas são true. Por fim, é simples ver que !true é false e que !false é true.

Combinando Condições

A comparação de dados de diferentes tipos pode gerar resultados inesperados. Por exemplo, ao comparar uma string com um número, o JavaScript converterá, se possível, a string em um número e fará a comparação. Uma string vazia é convertida em 0 e strings não numéricas são convertidas em NaN. Nesse caso, a comparação resultará sempre no valor false. Essa conversão também é chamada de coerção de tipos.

A coerção de tipos tem efeitos interessantes. Isso porque todo valor em JavaScript pode ser tratado como verdadeiro ou falso. Basicamente, JavaScript considera tudo que tem valor como true e tudo que não tem um valor como false. Outra característica interessante é que também são considerados como verdadeiros objetos cujos valores são diferentes de null. Sabe para que você pode usar isso? Para verificar, por exemplo, a existência de um elemento na sua página HTML. Vamos ver isso na prática?

Inicialmente, nesse exemplo, será apresentado como é que alguns valores de outros tipos são interpretados quando são convertidos num valor booleano, se ele é true ou false. Dito de maneira bem simples, se a variável tem um valor, ela é true, caso contrário, ela é false.

No exemplo (ver Código 1), é dada uma página bastante simples com um campo resultado que você utilizará para ficar escrevendo. Entre as linhas 20 a 25 do arquivo JavaScript, tem-se um if-else que simplesmente pega a variável b, e é a variável que você ficará atribuindo valores de outros tipos e verificará se ela é true ou false. Se for true, você pegará o texto que começou com o valor da variável b e acrescentará a ele o texto "transformou em true".

Código 1 - 09_7 Valores Verdadeiros e Falsos.html

Ou seja, se passarmos um valor true, será exibido: "transformou em true", caso contrário, se for else, é porque o b transformado em booleano resultou em false, então você colocará: "transformou em false".

No exemplo, começa na linha 3 com a variável b recebendo false. E o que é esperado é que seja exibido "false transformou em false", afinal, false já é um valor booleano. Se você voltar pra página HTML, confirmará que é exibido: “false transformou em false". Veja a Figura 3.

Exibindo valores booleanos

Agora, nesse exemplo, você testará o código utilizando valores de outros tipos. Comece atribuindo o valor 0 à variável b localizada na linha 3 e veja que, ao recarregar a página HTML, será exibido o texto: "0 transformou em false". Dessa forma, o zero será false e qualquer outro valor numérico será true. Você pode confirmar fazendo um novo teste. Veja que, ao atribuir 1 à variável b, será exibido o texto "1 transformou em true", como exposto na Figura 4. Certo?

Convertendo números em valores booleanos

E se você colocar a string vazia, o que será exibido? A string vazia é transformada em true ou false? Faça o teste e veja que ao recarregar a página a string vazia não é exibida, afinal de contas, é uma string vazia, mas ela é transformada em false. Dessa forma, o valor booleano da string vazia é false. Veja a Figura 5.

Convertendo strings em valores booleanos

E se você pegar 10 e dividir pelo texto 'score'? O JavaScript vai tentar transformar o texto 'score' em um número e não vai conseguir e o que teremos é o resultado "NaN transformou em false", que corresponde ao booleano false.

Convertendo <span class="fonte-codigo">NaN</span> em valores booleanos

E se você simplesmente declarar a variável b terá um valor undefined. E o resultado na página HTML será "undefined transforma em false" como exposto na Figura 7.

Convertendo <span class="fonte-codigo">undefined</span> em valores booleanos

Veja alguns outros valores verdadeiros, continue na linha 3 e atribua true à variável b, obviamente true é valor true. O valor numérico 1, como já visto, também é o valor true. Se você colocar 1 ou qualquer valor numérico, com exceção do zero, como, por exemplo 100, também será true.

Na divisão de 10 por 5, como sabemos, dará 2, ou seja, um valor numérico, então ele também retorna true. E quanto ao texto 'carrot', qual será o valor booleano? Fazendo o teste e carregando a página HTML, você verá que o resultado será "carrot transformou em true", porque 'carrot' é uma string que tem um valor dentro dela. Veja a Figura 8.

Convertendo <span class="italico">strings</span> em valores booleanos

O que acontece se você tiver o texto 'true'? O texto 'true' tem um valor dentro dele que também será transformado em true. E se a variável b receber o texto '0'? Sabe-se que o número 0 é convertido em false, mas o texto '0' é transformado em true porque ele é simplesmente um texto que tem um valor lá dentro. Veja Figura 9.

Convertendo <span class="italico">strings</span> em valores booleanos

Então não interessa o que está escrito dentro do texto, desde que tenha algum conteúdo ele será transformado em true. Outro exemplo é a variável b sendo 'false', mas é o texto 'false' e não o booleano false. Novamente, temos um texto com conteúdo dentro dele. Dessa forma, o texto 'false' tem valor booleano true.

Por fim, o que acontece ao atribuir o valor null para a variável b? Tem-se como resultado "null transforma em false", como exposto na Figura 10, porque o null corresponde a um objeto que não tem valor dentro dele, não estamos na orientação a objetos, mas o null é transformado em false.

Convertendo <span class="fonte-codigo">null</span> em valores booleanos

Na segunda parte desse exemplo, veja como é que você pode verificar se um elemento está na página ou não. Para isso, você precisa criar uma variável chamada nome_elemento e dizer que ela é "resultado". E, antes de escrever na página, verifique se o document.getElementById passando esse nome é true.

Se ele encontrar esse elemento, retorna esse objeto diferente de null e esse valor vai ser true. Só então você transforma o innerHTML desse objeto, passando o texto desejado conforme a Figura 11.

Procurando elementos na página

O valor do texto foi apagado, mas foi criada uma variável texto contendo "Deu certo". Caso a condição do if seja falsa, entraremos no else e, neste caso, será exibido um alerta, dizendo "Não encontrei o elemento", passando o nome desse elemento.

Então vamos voltar à página e carregá-la, veja que o texto é exibido porque já sabemos, de antemão, que esse componente resultado existe, e é aquele parágrafo que temos no HTML. Veja a Figura 12.

Identificando elementos na página HTML

Suponha que eu coloque "resultadox" ele não existe na página HTML, ou seja, esse elemento não existe. Se voltarmos à página HTML e tentarmos carregá-la, será exibida a mensagem "Não encontrei o elemento resultadox", que foi o alerta dado. Veja a Figura 13.

Identificando ausência de elementos na página HTML

Esse tipo de comparação pode ser usado para verificar se determinados elementos HTML existem antes de tentar fazer alguma coisa com eles. É muito importante, também, saber que esse trecho de código (Figura 14) não tem o mesmo comportamento daquele que acabamos de ver. Ele tentará pegar o elemento pelo Id e comparar esse valor com o valor true usando o ==.

Erro ao Comparar Usando <span class="fonte-codigo">==</span>

Ao invés de simplesmente verificar o valor booleano do objeto, que tentamos recuperar na página HTML, estamos tentando compará-lo com o valor true. Se isso acontecer, você coloca o texto na página. Então, o texto continua existindo, caso contrário, daremos o alerta, e veremos o que acontece. Lembre-se de deixar, também, a variável nome_elemento, que é a variável resultado. Temos o texto, o nome do elemento é "resultado", que é um elemento que existe na página HTML, e tentaremos fazer essa comparação.

Se voltarmos à página HTML e recarregá-la, veremos que o alerta foi exibido (Figura 15). Então essa comparação do == com true está errada. Não é o esperado porque estamos comparando, na prática, o objeto que recuperamos com o valor true.

Resultado do Erro ao Comparar Usando <span class="fonte-codigo">==</span>

E esses valores não são iguais. Então, se quisermos averiguar se um elemento existe na página, basta simplesmente tentar pegar o elemento, colocá-lo na condição do if.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados