Cursos / Redes de Computadores / Programação Estruturada / Aula
Além de podermos transformar uma string usando os métodos toUpperCase() e toLowerCase(), como vimos em videoaulas anteriores, JavaScript também oferece métodos para substituir partes de uma string. O método replace() substitui a primeira ocorrência da string passada como primeiro parâmetro pela string passada como segundo parâmetro. Assim como nos métodos de extração de strings que vimos, o método replace() não altera a string à qual ele está sendo aplicado, mas retorna uma nova string como resultado.
Por exemplo, no slide podemos ver que, se aplicarmos esse método ao texto "ALÔ MUNDO LINDO", passando "LINDO" e "BELO" como parâmetros, faremos a substituição de "LINDO" por "BELO", resultando na string "ALÔ MUNDO BELO". Esse método diferencia letras maiúsculas e letras minúsculas. No entanto, é possível usá-lo sem que ele faça essa distinção. Além disso, também é possível substituir todas as ocorrências da primeira string pela segunda string. Vamos ver como podemos fazer isso?
Neste exemplo, você verá várias formas possíveis para substituir ou transformar uma string. Tenho o texto "ALÔ MUNDO LINDO" e, novamente, a variável resultado, cuja definição sempre estará na linha 16, e o valor dessa variável será escrito continuamente na página HTML.
Código 1 - 07_6 Substituindo Strings.htmlNo primeiro exemplo, vou escrever na variável resultado a substituição, então eu vou aplicar o método replace() substituindo o texto "LINDO" pelo texto "BELO". Veja o que acontece página HTML. Observe que aparece "ALÔ MUNDO BELO", ou seja, aquele texto "LINDO" foi substituído pelo texto "BELO". Agora, note que ao fazer isso eu não vou substituir a string original, certo?
Se eu acessar a linha 18 e disser que o meu resultado é igual ao texto, você vai notar que, ao fazer isso, o que se mostra na tela é o texto "ALÔ MUNDO LINDO", que é o resultado original do texto. Por que isso acontece? Como eu falei, ao aplicar na linha 16 o replace() na variável texto eu não o alterei texto, essa variável é imutável, ela não muda o seu valor. Então, se eu a escrever novamente, na variável resultado terei o valor original dela, que é o texto "ALÔ MUNDO LINDO". Ok?
Vamos ver agora um outro exemplo, onde a gente vai substituir apenas a primeira ocorrência do texto. Tenho a variável texto "ALÔ MUNDO LINDO LINDO" e o meu resultado vai ser substituir o texto "LINDO" pela palavra "BELO", e o resultado ficará "ALÔ MUNDO BELO LINDO". Note que apenas a primeira ocorrência do texto "LINDO" foi substituída, a segunda ficou intocada.
Além disso, analisando outro exemplo, veremos que esse método é sensível a letras maiúsculas e minúsculas, o que chamamos de case sensitive, em inglês. Utilizando o meu texto "ALÔ MUNDO LINDO" vou dar um replace do texto "lindo" pelo texto "belo", mas vamos supor que eu escrevi nesse trecho como eu fiz na linha 17, ou seja, usei letras minúsculas para indicar essa substituição.
Daí, ao carregar a página, veja que nada mudou no texto original, uma vez que esse método é sensível à diferença entre letras maiúsculas e minúsculas, logo, ele não encontrou a palavra "lindo" no texto "ALÔ MUNDO LINDO", onde todas as letras são maiúsculas. E, na verdade, qualquer letra que fique minúscula, vou alterar apenas a letra "o" como exemplo, continua também sem alteração, simplesmente porque ele não encontrou o texto "LINDO", onde todas as letras são maiúsculas (linhas 15-17).
Vejamos um outro exemplo com relação a expressões regulares: tenho o texto "ALÔ MUNDO LINDO", vou fazer a substituição do padrão /lindo/i por "BELO". Esse padrão mostra o texto "lindo", porém, com essa letra i que vem depois dessa definição, o padrão se tornou insensível à diferença entre maiúsculas e minúsculas, ou seja, se ele encontrar o texto "LINDO", independentemente dessas letras estarem maiúsculas ou minúsculas, ele vai substituir pelo texto "belo", e esse texto aparecerá com letras minúsculas. Ao recarregar a página, veja que o texto "LINDO" foi substituido pelo texto "belo" com todas as letras minúsculas, mesmo estando no padrão escrito com letras minúsculas, porque eu indiquei com essa letra i que esse padrão não é sensível à diferença entre maiúsculas e minúsculas, ok?
Novamente, vou deixar uma referência para você, caso queira estudar mais sobre expressões regulares. Por fim, vou deixar uma dica para substituição: aqui eu deixei "ALÔ MUNDO LINDO LINDO" e agora, no resultado, estou substituindo "LINDO" por "BELO". Vou inserir outra letra, o g de global. Então, ele vai procurar o "LINDO" em todo o texto que eu fizer o replace, mas como eu não estou usando a letra i, o "LINDO" é maiúsculo, e ele vai substituir pelo texto "BELO", o que vai acontecer em todas as ocorrências porque eu estou usando a letra g. Eu tenho duas ocorrências de "BELO", que é exatamente o resultado de substituir essas duas ocorrências de "LINDO" na linha 16.
Mas, eu posso fazer além disso, eu posso dizer: "Não, eu não quero diferenciar entre maiúsculas e minúsculas", então vou usar aquele padrão que acabei de mostrar, usando o "lindo" todo minúsculo. Coloco a letra i pra dizer que é insensível à diferença entre maiúsculas e minúsculas, e coloco a letra g pra dizer que eu vou substituir todas as ocorrências. E aí, se eu fizer isso, o esperado é que essas duas ocorrências do texto "LINDO", mesmo que sejam uma ocorrência em maiúsculo e outra em minúsculo, sejam substituídas pelo texto "belo", o que vemos como resultado na tela. Ok?
Outra transformação comum que podemos fazer em strings é a remoção dos espaços em branco no início e no final da string. O método trim() faz exatamente isso. No slide, colocamos o jogo da velha no início e no final do resultado para que você possa ver que, de fato, o método trim() removeu todos os espaços em branco do início e do final da string_1. Note, porém, que o espaço em branco do meio da string, entre as palavras "IMD" e "Teste", não foi removido.
Infelizmente, o método trim() não é suportado no Internet Explorer 8 ou em versões anteriores. Se você precisar oferecer suporte ao Internet Explorer 8 e versões anteriores, poderá usar replace() com uma expressão regular. Veja como no exemplo a seguir.
Neste exemplo, temos uma página HTML simples, com um campo de saída (linha 11), e vou usar um JavaScript externo, o que já vínhamos fazendo em outras aulas, refaço esse procedimento e você irá entender o porquê daqui a pouco. Nesse JavaScript, tenho a definição de uma variável string_1 = " IMD Teste ", mas, note que no começo e no final, eu deixei vários espaços em branco. E aí o meu resultado, que é usado para escrever o resultado no HTML, é simplesmente eu aplicar aqui o método trim() nessa string. E note que eu vou colocar o jogo da velha antes e depois do valor dessa variável resultado.
Veja que, de fato, todos os espaços em branco, tanto no começo como no final da string, foram removidos, ok?
Na verdade, essa é a maneira mais comum de se fazer isso, porém, o método trim não funciona no Internet Explorer 8 ou em versões anteriores, então eu vou deixar uma dica aqui pra você: apresento um método que redefine o método trim e usa o método replace (linha 6), passando um padrão, e você pode, simplesmente, copiar e colar esse trecho das linhas 4 a 8. Com esse código adicional, o que vai acontecer do ponto de vista de quem está usando o Google Chrome, é que não haverá diferença no resultado, vamos remover os espaços em branco do mesmo jeito, porém, esse código também vai funcionar na versão Internet Explorer 8 ou versões anteriores.
Código 2 - 07_7 Removendo Espaços.htmlCom esse exemplo, concluímos esta aula sobre strings em Javacript, onde você aprendeu a definir, procurar e transformar strings em JavaScript. Não esqueça de fazer as atividades propostas para que você possa colocar, sozinho, esse conhecimento em prática. Até a próxima aula. Tchau, tchau!!!
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados