Cursos / Redes de Computadores / Programação Estruturada / Aula
Nesta videoaula, você conhecerá vários métodos de iteração sobre arrays. Esses métodos permitem operar sobre todos os itens dos arrays. Todos eles recebem como um dos argumentos o que chamamos de métodos de callback, os quais são utilizados durante a iteração sendo executados em algum momento. Serão apresentados:
Vamos nessa?
Inicialmente , você conhecerá o método forEach ("para cada" em inglês). Esse método chama a função de callback passada como argumento uma vez para cada elemento do array. Veja o exemplo.
Nele, adicionamos à resposta que será exibida na tela, uma linha para cada elemento do array de cores. Para isso, na linha 4, invocamos o método cores.forEach, passando a função adicionar como argumento. Observe que essa função usa três argumentos: o valor do item, o índice do item e o próprio array. Isto faz com que possamos usar esses valores dentro da própria função. No nosso exemplo, usamos o valor do índice na linha 7 e o valor do item na linha 8. Dessa forma, para cada índice i e valor v desse índice no array, escreveremos a linha "A cor no índice i é v", como podemos ver na saída de execução do programa (Figura 1).
Caso a função de callback utilize apenas o valor do item, ela pode ser definida com apenas um argumento, o valor, como podemos ver neste outro exemplo (Figura 2).
Note que agora a função adicionar não utiliza mais o índice. Por esse motivo, podemos defini-la apenas usando o argumento valor.
Código 1 - 12_6 ForEach.html e 12_6 ForEach.jsAgora, você conhecerá os métodos map e filter, os quais retornam um novo array baseado no array original. O método map ("mapear" em inglês) cria um novo array executando a função de callback passada a cada elemento do array original, sem alterá-lo. Assim como no método forEach, os métodos de callback utilizados no map também podem ter mais dois argumentos, o índice e o array. Para simplificar o nosso exemplo, porém, não utilizaremos esses argumentos e, por isso, a nossa função quadrado possui apenas um argumento, o valor do item do array.
Essa função simplesmente retorna, na linha 6, o valor do item elevado ao quadrado. Dessa forma, ao utilizarmos função quadrado como argumento de numeros.map, na linha 3, o valor de cada elemento do array quadrados será exatamente igual ao valor do item correspondente no array numeros elevado ao quadrado.
Assim, temos que: quadrados[0] será igual a numeros[0] elevado ao quadrado, ou seja, 0; quadrados[1] será igual a numeros[1] elevado ao quadrado, ou seja, 1; quadrados[2] será igual a numeros[2] elevado ao quadrado, ou seja, 4; e quadrados[3] será igual a numeros[3] elevado ao quadrado, ou seja, 9. Note que o array numeros permanece inalterado.
Chegou a hora de conhecer o método filter ("filtrar" em inglês). Esse método retorna um novo array contendo apenas elementos que satisfaçam uma determinada condição ou, em outras palavras, que passem em um teste. Para isso, ela utiliza uma função de callback que retorna um valor booleano para cada valor do array. A função filter filtra o array e mantém apenas índices com retorno verdadeiro. Veja o exemplo (Figura 4).
Nele, temos a definição da função par entre as linhas 13 e 15. Esta retorna true apenas se o resto da divisão de valor por 2 for 0, ou seja, se o valor for par. Dessa forma, se passarmos essa função de callback para o método filter, o array retornado conterá apenas elementos de numeros que forem par. No nosso exemplo, o array pares terá os elementos 0 e 2 apenas. Isto porque os elementos 1 e 3 são ímpares e, portanto, não são inseridos no array retornado ao aplicarmos o filtro. Note que o array numeros permanece inalterado.
Código 2 - 12_7 MapFilter.html e 12_7 MapFilter.jsOs métodos reduce ("reduzir" em inglês) e reduceRight ("reduzir da direita" em inglês) executam uma função em cada elemento da matriz para produzir um único valor. A diferença entre eles é que o primeiro faz essa aplicação da esquerda para a direita e o segundo faz essa aplicação da direita para esquerda. Assim como os métodos anteriores, reduce e reduceRight também não alteram o array original. Uma diferença importante entre eles e os que vimos até então é que a função de callback tem quatro argumentos: além do valor do item, do índice do item e do próprio array, a função também recebe um acumulador. Esse acumulador inicialmente recebe um valor inicial passado na chamada do método reduce e reduceRight, e depois fica recebendo o valor retornado na aplicação da função ao elemento anterior do array.
É importante observar que caso o valor inicial do acumulador não seja passado na chamada do método reduce e reduceRight, ele receberá o valor do primeiro elemento do array. Por isso, chamar reduce em um array vazio sem valor inicial para o acumulador, é um erro. O mais seguro, portanto, é fornecer um valor inicial. Existem outras situações peculiares que acontecem com arrays vazios e de tamanho 1, dependendo do fornecimento ou não do valor inicial do acumulador. Veja agora exemplos práticos de uso de reduce e reduceRight, além dessas situações peculiares.
Nesse exemplo, o HTML é extremamente simples, só tem o campo para escrever, e o interessante vai ser realmente conhecer a utilização dos métodos reduce e reduceRight.
No JavaScript, temos a variável resposta, e vou declarar duas funções de callback. A primeira delas é a função somar que tem um acumulador e um valor, e o que ele faz é simplesmente somar o valor do acumulador com o valor que foi passado, e é isso que ele retorna. A segunda é a função subtrair, que também recebe o acumulador e o valor e retorna a subtração do acumulador pelo valor. Usando essas funções, vamos agora a alguns exemplos de utilização dos métodos reduce e reduceRight.
Na linha 15, vamos declarar o array numeros contendo os valores 100, 200, 400 e 800, e vamos declarar que a resposta é esse array da linha 16. Ou seja, vai exibir: numeros é igual ao array. Depois, a gente vai fazer um reduce, passando a função somar nesse array.
Não estamos passando o valor inicial então, na linha 19, vou dizer: "A soma, sem o valor inicial", e o que ele vai retornar é 100, mais 200, mais 400 e mais 800. Depois, para que vocês vejam que, se eu realmente passar um valor inicial, ele começa com esse valor já no acumulador, eu vou passar o valor 10000 como segundo argumento, ok? Então, quando eu fizer um reduce usando 10000 como valor inicial, ele vai começar somando 10000, mais 100, mais 200, mais 400 e mais 800.
Depois, faço um reduce na linha 24, usando subtrair sem valor inicial. Você vai ver que o resultado vai ser 100 menos 200, menos 400 e menos 800. Logo, vou fazer um reduceRight para que você veja que vai fazer um reduce da direita para a esquerda, então o resultado vai ser 800 menos 400, menos 200, menos 100. Assim, na página HTML, vemos qual foi o resultado.
Perceba no início o array numeros, em seguida a soma sem o valor inicial, que dá 1500, pois é o 100, mais 200, mais 400, mais 800, dá 1500, perfeito! Entretanto, na linha seguinte, ao passar o valor inicial que era 10000, ele vai somar esses 10000 com essa soma de 1500, ou seja, fica 11500. A subtração usando o reduce deu 100 menos 200, menos 400 e menos 800, que dá -1300, é o que ele fez. E no reduceRight, que fica da direita para a esquerda, temos: menos 800 , menos 400, menos 200, menos 100, que vai dá 100, ou seja, ele foi subtraindo da direita para a esquerda. Ok?
Agora, vejamos aquelas situações especiais que mencionei anteriormente. Primeiro, vamos ver o que acontece se eu chamar um reduce em um array vazio sem valor inicial, para isso vou declarar a variável numeros e dizer que soma é o numeros.reduce, passando a callback somar, mas com numeros vazio, como consta na linha 16 da Figura 8, ok?
E, na linha 18, vamos colocar "sem valor inicial", ou seja, quero escrever na tela, mas se eu recarregar, não aparece nada. Isso porque a página gerou um erro já que estou chamando reduce, passando um array vazio e sem passar um valor inicial.
Agora, se eu passar um valor inicial, realizando um segundo teste, dessa vez passando o 10000 como valor inicial.
E veja o que acontece:
Ele considera o valor inicial e, como não tinha com o que somar, retornou apenas o valor inicial. Então, o erro foi removido, por isso que sempre falo da importância de usar um valor inicial.
Agora, vamos fazer outro teste, iremos chamar o reduce em um array de tamanho 1 com o valor inicial. Para isso, tenho um array com o valor 100 dentro dele e tenho o 10000.
Sabem o que acontece? Ele somou, deu tudo certo e sem nenhum problema.
O que não pode é chamar a função reduce sem passar um valor inicial em um array vazio.
E, por fim, um último teste, uma última situação especial que eu queria mostrar para você é chamar o reduce em um array de tamanho 1, sem o valor inicial. Com isso, tenho o array numeros com o valor 100 e chamo o reduce(somar) sem passar o valor inicial.
Então, ao recarregar a página HTML, percebemos que ele só pega o primeiro valor, que é 100, pois considera isso no acumulador. Assim, o que quero dizer com esse exemplo, é que não se pode chamar reduce e reduceRight, passando um array vazio, mas não passando um valor inicial.
Os quatro últimos métodos desta videoaula são capazes de verificar os elementos de um array com relação a alguma condição. São eles: every, some, find e findIndex. Assim como os métodos anteriores, esses métodos não alteram o array original. Além disso, com relação às funções de callback que podem ser usadas, esses métodos são idênticos ao método filter em dois aspectos:
Dessa forma, o método every ("todos" em inglês) retorna true apenas se todos os elementos do array satisfizerem a condição representada pela função de callback. Ou seja, o retorno dessa função deve ser true para todos os elementos do array. Por outro lado, o método some ("algum" em inglês) retorna true apenas se algum elemento do array satisfizer a condição representada pela função de callback. Ou seja, o retorno dessa função deve ser true para pelo menos um dos elementos do array. Veja o exemplo de código no slide (Código 4).
Código 4 - 12_9 EverySome.html e 12_9 EverySome.jsNele, temos novamente um array com os números 0, 1, 2 e 3 e, repetimos, nas linhas 12 a 14, a função par, a qual verifica se um número dado é par. O destaque aqui vai para as linhas 3 e 4. Na linha 3, usamos o método every para atribuir à variável todos o resultado da verificação se todos os elementos são pares. Para isso, chamamos o método every no array numeros e passamos a função par como argumento. De maneira similar, na linha 4, usamos o método some para atribuir à variável algum o resultado da verificação se algum elemento for par. Como esperado, veja na Figura 14 que a variável todos recebe false, pois os números 1 e 3 não são pares e a variável algum recebe true, pois os números 0 e 2 são pares.
Todos os métodos que vimos até agora nesta videoaula, ou seja, forEach, map, filter, reduce, reduceRight, every e some, são suportados por todos os navegadores, menos no Internet Explorer 8 e versões anteriores.
Agora, você irá conhecer os métodos find e findIndex. Ambos procuram um elemento no array que satisfaz a condição representada pela função de callback. No entanto, find retorna o elemento encontrado e findIndex retorna o índice desse elemento. Caso nenhum elemento satisfaça a condição, find retorna o valor undefined e findIndex retorna -1. Veja mais um exemplo (Código 5).
Código 5 - 12_10 Find.html e 12_10 Find.jsDesta vez, vamos usar o array de cores "Verde", "Amarelo", "Azul" e "Branco" declarado na linha 1. Além disso, nesse exemplo, a função de callback, declarada nas linhas 12 a 14, verifica se o tamanho do texto é maior que 5. Veja que ela retorna true apenas se o texto.length, ou seja, o tamanho do texto, for maior que 5. O destaque aqui vai para as linhas 3 e 4. Na linha 3 usamos o método find para atribuir à variável elemento, o primeiro elemento do array com tamanho maior do que 5. Para isso, chamamos o método find no array cores e passamos a função grande como argumento. De maneira muito similar, na linha 4, usamos o método findIndex para atribuir à variável indice o índice do primeiro elemento do array com tamanho maior do que 5. Como esperado, veja na Figura 15 que a variável elemento recebe Amarelo, pois esse é o primeiro texto com tamanho maior do que 5 no array e a variável indice recebe 1, este é o índice da primeira ocorrência de Amarelo.
Os métodos find e findIndex não são suportados em navegadores antigos. As primeiras versões dos principais navegadores com suporte total para esses métodos estão listadas no slide (Figura 16).
Concluímos aqui esta videoaula onde você conheceu vários métodos de iteração sobre arrays. Na próxima videoaula, você aprenderá sobre arrays bidimensionais, também chamados de matrizes. Nos encontramos lá!!!
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados