Cursos / Redes de Computadores / Introdução às Tecnologias da Informação / Aula

arrow_back Aula 03 - Hello, Mr. Anderson! Conectando-se à TI.

A Matrix está em todo lugar. É tudo o que nos rodeia.

A palavra tecnologia tem origem grega, a partir da combinação do radical tékhnē (τέχνη), que significa arte, ciência, habilidade, com o radical lógos (λόγος), que remete à linguagem, palavra, estudo, razão. Portanto, etimologicamente, tecnologia tem a ver com estudo e domínio de habilidades e conhecimentos científicos aplicados em nossa vida. Não é à toa que a palavra é considerada como sinônimo de conhecimento, ciência e técnica.

Hum… O conceito ainda está muito amplo, não é verdade?! Esmiuçar a origem da palavra pode não ser suficiente para darmos conta de todo o escopo de significados de um termo e sua definição. Então, que tal consultarmos o Oráculo...Ou melhor, o buscador da Google, aquele que tem a resposta para todas as nossas perguntas? Vamos lá!

Ao pesquisarmos sobre o termo "tecnologia" na internet, encontraremos algumas definições em diferentes dicionários disponíveis na web. O Dicionário Michaelis On-line, por exemplo, registra os seguintes verbetes (os grifos são meus):

  1. Conjunto de processos, métodos, técnicas e ferramentas relativos à arte, indústria, educação, etc.
  2. Conhecimento técnico e científico e suas aplicações a um campo particular.
  3. (por extensão) Tudo o que é novo em matéria de conhecimento técnico e científico.
  4. Linguagem peculiar a um ramo determinado do conhecimento, teórico ou prático.
  5. Aplicação dos conhecimentos científicos à produção em geral.

A partir das definições apresentadas, é possível dizer que tecnologia representa um conjunto de conhecimentos e saberes sistematizados, aplicado para a realização de uma atividade, que pode ser objetivada de forma palpável ou não. Assim, linguagem, talheres, ferramentas, roupas, papel, caneta e, claro, o computador em todas suas variações - desktop, laptop, tablet e smartphone - são exemplos de tecnologias implementadas para atender a demandas e auxiliar na execução de atividades cotidianas.

Figura 03 - Exemplos de tecnologias.

Você consegue estabelecer uma relação de cada uma dessas tecnologias com alguma das definições apresentadas no Dicionário? Certamente, sim. Afinal, toda tecnologia é criada pelo homem, ou seja, não é algo natural. Porém, esses exemplos não dão conta de todos aqueles significados. Lembra do que falei antes sobre algumas tecnologias estarem tão presentes, a ponto de nem nos darmos conta de que são tecnologias? É disso que estou falando e espero que você perceba. O conceito de tecnologia é amplo e abrange uma série de soluções criadas ao longo da história da humanidade, para ampliar nossas capacidades físicas, laborais e até cognitivas!

Então, voltando àquela pergunta que lhe fiz no início desta aula sobre as tecnologias utilizadas desde que acordou, quando você desejou "bom dia" para alguém em sua casa já estava usando uma (isso sem falar da cama em que você estava dormindo, do despertador que lhe acordou, etc.). Isso mesmo! A linguagem é uma das tecnologias mais fantásticas que desenvolvemos e nos apropriamos. Perceber a linguagem como uma tecnologia e, portanto, como algo que não é natural, é, para muitas pessoas, motivo de surpresa. Embora ela esteja presente em nosso cotidiano, mesmo que não consigamos tocá-la, a linguagem foi desenvolvida e aprimorada, assim como as demais tecnologias, ao longo da história da humanidade.

A nossa linguagem é, de longe, a principal tecnologia que desenvolvemos até os dias de hoje, pois, a partir dela, muitas outras se tornaram possíveis. Basta lembrar que é a linguagem que nos diferencia de outros seres vivos, em razão de ela ser um dos principais meios que utilizamos para externar nosso pensamento e auxiliar na capacidade de raciocínio. Essa tecnologia foi fundamental para nosso domínio no planeta. Sem a linguagem, que evoluiu para os idiomas, essa nossa conversa, por exemplo, não seria possível!

É interessante analisarmos, inclusive, o potencial da linguagem como tecnologia desenvolvida e utilizada por nossos ancestrais, além da maneira como ela se relaciona e determina a área de TI. A tecnologia pode ser associada como uma extensão da nossa memória, pois nos auxilia a organizar informações e tem influência direta no desenvolvimento de nossas capacidades intelectuais, que foram significativas para a evolução da nossa espécie.

Evolução do homem

Atividade em fórum de discussão

E agora, você já conseguiu formular uma proposta de definição para tecnologia? Já deu para perceber que esse termo não se reduz à área de TI, né? Que tal socializar sua compreensão com os colegas? Vá ao Moodle e participe do fórum desta aula. Com suas palavras, poste o conceito de tecnologia, indique e justifique um exemplo, a partir da sua proposta, com base no que conversamos até aqui. Em seguida, comente e discuta com os colegas as propostas deles.Vamos lá?!

Acessar moodle

Com o domínio da linguagem, nossos ancestrais perceberam que poderiam passar suas histórias e conhecimentos por meio da oralidade. Você pode imaginar o quanto eram comuns aquelas reuniões e bate-papos em volta da fogueira para contar e ouvir as histórias uns dos outros, fazer aquela resenha, relatos e estratégias de caça, entre outros temas relevantes para determinado grupo e para a própria perpetuação da espécie. Mas, como diz o ditado popular: "quem conta um conto aumenta um ponto". Assim, era difícil o registro e a garantia da fidelidade do relato do autor, afinal, nem sempre o autor intelectual estaria presente para dar seu relato de forma fidedigna. Portanto, o "problema" da comunicação oral é a necessidade da presença do indivíduo que realmente vivenciou a história narrada, a fim de não haver contradições entre o que ele passou e o que é relatado por outras pessoas.

Entretanto, no momento em que percebemos a possibilidade de marcar símbolos com o auxílio de um artefato (seja uma pedra, pedaço de pau ou algum pigmento) em uma superfície de coloração, geralmente, oposta, desenvolvemos uma outra variação da linguagem - a escrita. Evidentemente, estou falando aqui das pinturas rupestres, como as encontradas no sítio arqueológico de Lajedo de Soledade, no município de Apodi, aqui mesmo no Rio Grande do Norte. Veja que os princípios básicos de tecnologias utilizadas ainda hoje, como papel e lápis, livros, quadro negro e giz, e o próprio editor de texto ou slides de um computador, foi criado há milhares de anos!

Pintura rupestre de Lajedo de Soledade

Aí você deve estar se perguntando: "Como é que a aula é sobre TI e estamos falando de Pré-história?!". Você entenderá agora!

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados