Cursos / Redes de Computadores / Introdução às Tecnologias da Informação / Aula
Aperte Ctrl+Alt+Del aquele que nunca usou ou viu uma apresentação de slides! Impossível, hein?! Afinal, esse tipo de aplicativo é bastante utilizado em diferentes segmentos profissionais, geralmente com o mesmo propósito: apresentar conteúdos e dar suporte à fala de alguém. Em aula de escolas ou faculdades, exposição de trabalhos acadêmicos e profissionais, socialização de dados em uma reunião de negócios, apresentação de atletas convocados para a Copa do Mundo, é utilizada, por via de regra, uma sequência de telas (quadros) com textos, imagens, vídeos e gráficos. É possível, até mesmo, que algumas delas tenham sido elaboradas por meio do aplicativo do Google Drive, o Apresentações Google, que você estudará agora!
O acesso ao Apresentações Google, que nos possibilita a edição e apresentação de slides, pode ser feito a partir da tela inicial do Google Drive ou acessando diretamente seu endereço: slides.google.com. Assim como os demais, ele é identificado por um ícone e uma paleta de cores específicos. Nesse caso, a cor correspondente é a amarela.
A ideia de slide, palavra que em língua inglesa significa deslizar, remete às apresentações, folha a folha, como em um flip-chart, ou quadro a quadro de imagens estáticas, como o cinema utiliza ainda hoje. De forma bem simplista, podemos dizer que os filmes de Charles Chaplin, por exemplo, são compostos de slides. Afinal, aquelas películas, em preto e branco, intercalavam os quadros dos personagens com alguns outros quadros que continham textos dos diálogos das cenas.
Charles Chaplin foi um ator, diretor, produtor, humorista, empresário, escritor, comediante, dançarino, roteirista e músico britânico que viveu entre 1889 e 1977. Chaplin foi um dos mais famosos atores da era do cinema mudo e seu destaque se deve ao uso de mímica e da comédia pastelão.
A fim de criar uma apresentação de slides, precisaremos de uma sequência de quadros nos quais incluiremos o conteúdo. Assim como os demais aplicativos do Google Drive, o Google Slides possui alguns modelos que lhe auxiliam nessa produção. Você pode iniciar a produção de uma apresentação de slides a partir de uma apresentação em branco ou com base em um modelo disponível na galeria. Que tal testar esse procedimento? Ele é bem semelhante ao que você aprendeu tanto no Google Docs quanto no Google Sheets.
Clique aqui para abrir o Google Slides
Não é nenhum exagero a comparação entre slides e filmes. Afinal, em 2010, um grupo de pessoas produziu um curta-metragem utilizando apenas o Google Apresentações! Isso mesmo! Os caras exploraram diversas ferramentas e possibilidades do aplicativo e demoraram três dias produzindo o material, a partir de uma sequência de 450 páginas de slides. O resultado ficou, de fato, impressionante! Assista ao vídeo e aproveite para identificar as possibilidades do editor de slides do Google Drive.
Vídeo 1 - Curta metragem utilizando o Google ApresentaçõesJá deu pra ter uma prévia do que você poderá explorar com o Apresentações Google, não foi?! Então, passa para o próximo slide e vamos começar pra valer!
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados