Cursos / Redes de Computadores / Introdução às Tecnologias da Informação / Aula
A ideia de aula também não é, necessariamente, aquela em que o professor expõe o conteúdo e você passivamente assiste. Talvez até possamos dizer que numa aula dessas a "distância" entre você e o professor seja bem maior, concorda? Mas, devido àquela referência da modalidade presencial, muita gente ainda acha que estudar a distância é assistir às aulas ministradas por um professor por meio de vídeo gravado ou mesmo vídeo ou teleconferência. Não quero dizer que esses tipos de aulas não existam em EaD. Porém, estão longe de ser unanimidade e são mais utilizadas para complementar a aula, em razão de limitações de outras mídias. Os vídeos que mostram o caso da Minerva foram exemplos para representar uma série de conceitos os quais você está se apropriando. Percebeu?
Você deve ter observado que nossa aula está acontecendo por esta mídia, aqui. Não é à toa que todo o material didático está organizado por seções identificadas por "aulas". Além disso, deve ter notado que tenho sempre me reportado a você em tom de uma conversa, apresentando perguntas para sua reflexão, como se estivéssemos dialogando pessoalmente ou mais "próximos". Apesar de não estarmos fisicamente juntos, estamos, minimamente, interagindo mediados por este material didático, assim, você está desenvolvendo habilidades que eu planejei e elenquei como necessárias para esta disciplina. Veja como podemos rever a partir de agora o conceito de "distância".
Em cursos EaD, alguns dos modos de apropriação do conteúdo do curso, se não forem os principais, é a leitura do material didático, o acesso às mídias disponíveis para estudo, o esclarecimento de dúvidas e discussão do assunto em fóruns ou chats com professores e colegas e, ainda, o envio dos exercícios e atividades indicadas. Sem falar que é muito importante buscar fontes complementares e estudar colaborativamente com os colegas, como a Minerva fez. Lembre-se: quando estiver acessando o seu computador, smartphone ou tablet conectado à internet, terá acesso a uma "biblioteca" quase inesgotável e um meio de comunicação e interação versátil e multimidiático! Então aproveite e explore-os!
A esse respeito, vale mencionar que o próprio modelo de aula presencial vem tentando diversificar suas práticas pedagógicas, desenvolvendo estratégias de ensino e adotando tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC), estimulando o aluno a ser ativo e colaborativo em sala de aula. Para tanto, muitas escolas e faculdades estão integrando recursos educativos digitais e ferramentas de interação e comunicação, como aqueles utilizados por Minerva em suas aulas. Assim, estamos caminhando para uma educação híbrida, em que a modalidade de educação presencial se apropria de práticas interessantes da EaD e vice-versa. No final, estamos falando, antes de tudo, de Educação, então seguindo para um futuro, próximo, chamar de presencial ou a distância não será a ideia primordial.
Espero que essa primeira conversa tenha mexido com suas ideias sobre EaD. Lembra da pergunta que fiz no início desta aula? Será que sua concepção já mudou? Guarda aí para o final da aula, que é só o começo, pois ainda conversaremos um pouco mais sobre características da EaD. Então, preparado para viver a realidade de Minerva?
A palavra chat costumava ser escrita em itálico por se tratar de um termo em outro idioma. Ela e algumas outras tais como software, hardware e slides, por exemplo, agora são consideradas palavras "aportuguesadas" e não precisam mais estar grafadas em itálico. Veja nesse link essas palavras e tantas outras que entraram para essa mesma lista!
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados