Os materiais didáticos aqui disponibilizados estão licenciados através de Creative Commons Atribuição-SemDerivações-SemDerivados CC BY-NC-ND. Você possui a permissão para visualizar e compartilhar, desde que atribua os créditos do autor. Não poderá alterá-los e nem utilizá-los para fins comerciais.
Atribuição-SemDerivações-SemDerivados
CC BY-NC-ND
Cursos / Redes de Computadores / Lógica de Programação / Aula
Após você conhecer a estrutura de repetição para e a estrutura enquanto, você deve estar se perguntando qual das duas estruturas é mais adequada para ser utilizada em seus algoritmos, certo? Essa é uma ótima pergunta!
Um programa pode ser escrito tanto com o uso do para como com o uso do enquanto. No entanto, há algumas situações que podem auxiliar na definição de qual estrutura você deve adotar.
A estrutura de repetição enquanto deve ser utilizada nas situações em que não se conhece a quantidade de repetições (laços) que serão executadas. Dessa forma, é melhor empregar uma estrutura sem a variável de controle, pois ela utiliza uma expressão lógica que será testada antes da execução de cada laço da estrutura enquanto.
Já a estrutura de repetição para deverá ser utilizada quando conhecermos o número de vezes em que o bloco de código será executado, ou seja, caso já saibamos a quantidade de repetições que será realizada do bloco de códigos.
Acredito que com essas informações fica fácil definir qual das duas estruturas de repetição é mais adequada durante a construção de seus algoritmos. De toda forma, procure exercitar cada uma delas e faça os exercícios de estruturas de repetição utilizando ambas. Assim, por experiência própria, você perceberá que a solução com uma delas é mais adequada que com a outra. Com essa prática você distinguirá melhor e com mais facilidade em quais situações você deve utilizar o enquanto ou para.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados