Cursos / Redes de Computadores / Lógica de Programação / Aula
Imagine agora o seguinte problema: você e um grupo de amigos decidiram realizar uma atividade no parque e combinaram que tudo gasto pelo grupo seria dividido por igual entre todos os amigos presentes. Você e todos os seus amigos foram convidados, mas nem todos puderam comparecer no dia. Um dos seus colegas fez um pequeno programa que recebe uma quantidade indefinida de valores (o gasto de cada amigo) e que, ao final, dividirá a soma pela quantidade de amigos presentes. O código abaixo apresenta essa solução:
Nesse exemplo, temos três variáveis que foram declaradas e são utilizadas durante o programa. A primeira variável, soma, é utilizada para armazenar a soma de todos os valores informados pelos amigos. A segunda, valor_gasto, é utilizada para armazenar o valor informado por cada amigo. Já a terceira, qtd_amigos_presentes, serve como um contador de quantos amigos informaram o gasto.
A estrutura de repetição enquanto presente nesse exemplo tem como expressão lógica que enquanto o 'valor_gasto >= 0' (zero) deve repetir os comandos presentes no bloco de repetição.
Tudo bem até aqui? É importante lembrar que essa estrutura é fundamental para você não perder tempo repetindo infinitas vezes um mesmo comando e até mesmo se perder na estruturação do código ao precisar repetir manualmente cada trecho… Na próxima aula, você conhecerá os conceitos da estrutura de repetição para e continuará os estudos sobre as estruturas de repetição.
Até lá!
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados