Os materiais didáticos aqui disponibilizados estão licenciados através de Creative Commons Atribuição-SemDerivações-SemDerivados CC BY-NC-ND. Você possui a permissão para visualizar e compartilhar, desde que atribua os créditos do autor. Não poderá alterá-los e nem utilizá-los para fins comerciais.
Atribuição-SemDerivações-SemDerivados
CC BY-NC-ND
Cursos / Redes de Computadores / Lógica de Programação / Aula
Você já sabe como definir variáveis (espaços de memória para armazenar algum dado) e como preencher as variáveis através dos comandos de entrada e de atribuição? Não!? Pra relembrar, veja o exemplo abaixo:
var ano_fabricacao := 2019
escreva "Digite o nome do produto:"
var nome_produto := leia_texto
var preco_produto := 3.5
escreva "Digite a quantidade disponível do produto {nome_produto}"
var quantidade_produto := leia_inteiro
escreva "O produto {nome_produto} foi fabricado em {ano_fabricacao}."
escreva "O preço é R$ {preco_produto} para o {nome_produto}."
escreva "Há {quantidade_produto} unidades disponíveis do produto {nome_produto}"
Processando o seu código, por favor aguarde...
Como você deve ter observado, foi realizada a definição de quatro variáveis, uma do tipo inteiro, uma do tipo texto, uma do tipo real e outra de tipo inteiro. Na primeira e na terceira variáveis foram atribuídos valores iniciais, já na segunda e quarta variáveis foram utilizados os comandos de entrada para, na execução do algoritmo, informar os valores que irão preencher essas variáveis.
Veja o código abaixo:
var resultado := 5+3
escreva "O resultado é {resultado}"
Processando o seu código, por favor aguarde...
Na execução do código acima, foi realizada a operação 5+3, e o resultado dessa operação foi armazenado na variável resultado e ao final a impressão da frase “O resultado é 8”, pois o conteúdo da variável resultado foi inserido no local indicado no comando escreva.
O que você acha em utilizar o exemplo acima e testar com as outras operações matemáticas básicas? Experimente realizar as operações de subtração, multiplicação e divisão e veja o que acontece.
Antes que você fique com a expressão de preocupação, rsrsrs... entendeu o trocadilho? O que você fez no exemplo anterior foi uma expressão que, em linguagens de programação, pode ser definido como uma associação de valores, variáveis, operadores ou funções (não se preocupe em saber o que são funções agora, você irá conhecer mais adiante em nossas próximas aulas) que serão avaliadas (processadas) de acordo as regras particulares da linguagem e, em seguida, um valor é produzido.
Em outras palavras pode-se dizer que uma expressão tem como objetivo final obter um valor após o seu processamento (cálculo), seja ele lógico, matemático ou textual. Assim, constantemente, você estará construindo expressões nos algoritmos. Através delas você realizará os procedimentos necessários para a resolução de um problema utilizando a programação.
Nas expressões são empregados diversos operadores e nesta aula você irá conhecer três tipos que são utilizados na programação de computadores:
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados