Cursos / Redes de Computadores / Lógica de Programação / Aula

arrow_back Aula 01 - Olá, Mundo! - Uma Introdução Ao Mundo Da Programação

Escrevendo o seu primeiro algoritmo!

A solução de um problema pode ser descrita através de um algoritmo. Vou lhe dar um exemplo de algo que você faz em seu cotidiano: após tomar banho, você precisa executar uma sequência lógica para que, ao final, esteja vestido para ir à escola ou ao encontro presencial do IMD. Observe o algoritmo abaixo:

  1. Enxugar-se;
  2. Vestir as roupas de baixo;
  3. Vestir a calça jeans;
  4. Calçar as meias;
  5. Calçar o tênis;
  6. Vestir a camiseta da farda.

Se você trocar a ordem de alguns dos passos, poderá até estar vestido ao final, mas será que é interessante colocar as meias após calçar o tênis? Ou, então, vestir a roupa de baixo após vestir a calça jeans? Acredito que vai ficar estranho em qualquer uma dessas duas situações.

E aí, você acha que esse exemplo se aplicaria ao Superman?

Superman

Não mesmo, rsrsrsrs... Para ele, você tem de ter um algoritmo bem específico.

Escolhi lhe dar esse exemplo para demonstrar que o algoritmo define os passos a serem seguidos visando alcançar, como resultado, a solução de um problema e garantindo que, sempre que executado sob as mesmas condições, produza o mesmo resultado. Assim, podemos dizer que programar é construir algoritmos utilizando uma linguagem de programação como ferramenta.

Curiosidade

Você sabia que o primeiro algoritmo conhecido foi construído por uma programadora? Em meados do século XIX, a Condessa de Lovelace, conhecida como Ada Lovelace, tornou-se a primeira programadora da história ao criar o primeiro algoritmo para ser processado por uma máquina.

Quer saber um pouco mais sobre a história de Lovelace? Clique aqui.

Os algoritmos possuem ainda: entrada, processamento e saída. Esses elementos são assim definidos:

  • Entrada: são os dados informados ao programa para ele ser executado.
  • Processamento: é a sequência de passos executados para se alcançar a solução de um problema.
  • Saída: diz respeito aos dados gerados pelo processamento realizado pelo programa.

Agora faça um algoritmo em que são necessárias informações de entrada. Que tal fazer um pudim? Digo, o algoritmo “Receita de Pudim”? Você vai precisar das informações de entrada, ou seja, dos ingredientes; realizar o processamento, que é o preparo do pudim; e terá a saída do algoritmo, o próprio pudim. Vamos lá, então!?

Você conseguiu entender como preparar um algoritmo? Eu falei algoritmo, viu? Espero que não tenha se distraído com o pudim... Para que seu algoritmo fique mais claro, recomendo seguir as seguintes técnicas:

  • Cada passo deve possuir apenas um verbo;
  • Usar frases curtas, simples e objetivas;
  • Escrever frases que não tenham sentido dúbio.

Acredito que agora você já sabe como escrever seu primeiro algoritmo. O que acha de tentar? Caso tenha dúvidas, consulte o seu professor mediador para ele poder auxiliá-lo com os exercícios.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados