Cursos / Redes de Computadores / Programação Estruturada / Aula

arrow_back Aula 15 - Interfaces Gráficas

3. Uso de Janelas

Muito bem, agora que você já criou um projeto, precisamos agora de uma classe especial que representa a interface gráfica (janela) do programa. Para isso, você pode selecionar a criação de um novo arquivo, como mostra a Figura 4.

Criação de um novo arquivo para representar uma janela

Após isso, será mostrada uma nova janela assistente de criação de arquivos. Nela, você deve selecionar a opção de criação de “formulários GUI swing”, como mostrado na Figura 5. Dentre as opções que serão mostradas, selecione a opção “formulário JFrame”, que é o tipo que representa janelas de aplicativos Java.

Dentre as opções de GUI Swing disponíveis, selecionar o JFrame

Por fim (Figura 6), devemos informar o nome do arquivo (classe) a ser criado que, no caso, é JFrameCalculadora.

Indicar nome do arquivo (classe) a ser criado

Após a criação do arquivo JFrameCalculadora, ele será aberto no modo de programação visual (projeto), como mostrado na Figura 7. Este modo é o mais utilizado para programação de interfaces gráficas. Note que existe também a opção “código-fonte”, a qual mostra o código-fonte Java da interface gráfica, caso você queira ver o código Java do programa.

Modo visual de programação do JFrameCalculadora

Uma vez criado o JFrame, você até pode executar o projeto, pois uma rotina main é criada automaticamente. Essa rotina abre a janela JFrameCalculadora, como mostrado na Figura 8. Ao rodar o projeto, você pode fazer o JFrameCalculadora ser a classe principal do projeto. Para terminar a execução, basta clicar no botão ‘x’ da janela.

Janela JFrameCalculadora quando executado sem nenhuma alteração

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados