Cursos / Redes de Computadores / Programação Estruturada / Aula

arrow_back Aula 14 - Adicionando novos recursos ao jogo da velha

2. Contagem de Tempo da Partida

Agora que já temos a função de cadastro implementada, outra funcionalidade interessante a adicionar ao jogo da velha seria a contagem do tempo da partida. Com a adição dessa funcionalidade, o tempo seria exibido ao final da partida. A implementação é simples. Vamos ver?

Primeiro, precisamos criar uma variável do tipo long. Essa variável vai guardar o tempo inicial da partida.

Insira a seguinte linha de código, logo abaixo de onde você declarou as variáveis globais(no início do código):

Depois, vamos criar uma rotina do tipo void para armazenar o tempo inicial da partida na variável “inicio”. Vamos então criar uma rotina chamada “setTempo”. Veja:

Essa rotina usa a função System.currentTimeMillis() para retornar um long que representa a data/hora atual em termos de milissegundos. Basicamente, a ideia é representar a data/hora atual em termos de quantos milissegundos se passaram desde a meia noite de primeiro de janeiro de 1970.

Em seguida, precisamos criar uma função que retorne aos jogadores o valor do tempo atual, no fim da partida. Esse valor se dá pela diferença entre o tempo inicial (armazenado na variável “inicio”) e o tempo atual, representado por System.currentTimeMillis(). Veja como fica a função “getTempo”, que faz e nos retorna esse cálculo.

Simples, não é mesmo? Está quase pronto. Falta apenas chamarmos as duas rotinas dentro da rotina principal “main”. Primeiro, você chama a função setTempo() para iniciar a contagem. Faça isso no início da rotina “main”, logo depois da chamada à função “cadastro”. Assim:

Já no final da rotina main, devemos colocar o seguinte código:

Na linha de código que acabamos de inserir, estamos informando o tempo da partida, através da chamada à função getTempo(). Pronto! Está finalizada a implementação da contagem de tempo. Veja, na Figura 2, o tempo de partida sendo exibido ao final da partida.

Exibição do tempo de partida

Agora, você já pode testar! Compile e execute o código e veja em quanto tempo termina a partida.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados