Cursos / Redes de Computadores / Programação Estruturada / Aula

arrow_back Aula 13 - Desenvolvendo um jogo da velha

1. Jogo da Velha

Você já deve conhecer o jogo da velha. Trata-se de um jogo em turnos alternados entre dois jogadores que se passa em um tabuleiro de nove posições (3 x 3). No jogo, cada jogador, em sua vez, faz uma marcação em uma das posições do tabuleiro, sendo essa marcação o símbolo “X” ou o símbolo “O”. Veja o tabuleiro do jogo da velha na Figura 1.

Tabuleiro do jogo da velha

A marcação, no jogo da velha, é feita de forma alternada, até que todo o tabuleiro seja preenchido (nesse caso, ocorre empate) ou até que, antes disso, um dos jogadores complete uma sequência de três símbolos em uma linha, coluna ou diagonal. Vence o jogador que completar primeiro a sequência. Na Figura 2, você pode ver algumas situações de vitória do jogo da velha.

Situações de vitória no jogo da velha

Você já deve ter jogado muitas vezes esse jogo. Tradicionalmente, para jogar, precisamos apenas de papel, lápis e dois jogadores dispostos a competir.

Mas e para implementar esse joguinho no computador em uma linguagem de programação? Como fazer?

Antes de começar a sair por aí escrevendo um monte de código, precisamos primeiro estruturar o que realmente queremos fazer. Quais são os elementos do jogo da velha? Dois jogadores e um tabuleiro de nove posições (3 x 3). Os requisitos para o jogo, dessa forma, são as variáveis para os jogadores, o desenho do tabuleiro e a lógica das jogadas.

Para isso, precisamos declarar variáveis para armazenar os valores que serão utilizados em todo o jogo, criar uma matriz de 3 x 3, para desenhar o tabuleiro e diversas rotinas com utilidades específicas, que serão chamadas por uma rotina principal, que executará o jogo. Vamos implementar? Mãos à obra!

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados