Cursos / Redes de Computadores / Segurança em Redes / Aula
Auditoria está intimamente ligada à segurança computacional e, nessa área, tem como papel verificar se os requisitos de segurança da informação da empresa estão sendo implementados adequadamente.
O auditor é a pessoa que realiza o procedimento de auditoria. Tal procedimento envolve verificar se a política de segurança da empresa está realmente implementada no sistema computacional. Para tanto, primeiramente, são descritas as atividades que exigem segurança. Em seguida, é verificado se todas essas atividades estão realmente implementadas. Por fim, apontam-se os problemas encontrados.
Parece simples? Mas, não é! Avaliar toda a segurança do sistema envolve muita coisa!
Portanto, o auditor deve ser um profissional muito bem preparado e possuir um vasto conhecimento em:
Resumindo, podemos dizer que a segurança e a auditoria são interdependentes, ou seja, uma depende da outra para produzirem os efeitos desejáveis à alta administração. A segurança tem a função de garantir a integridade, confidencialidade e disponibilidade dos sistemas e dos dados da empresa. A auditoria, por sua vez, serve para verificar se a segurança está sendo implementada de forma correta e se os dados e sistemas estão realmente protegidos.
Segundo [NCSC 87], o mecanismo de auditoria tem importantes objetivos:
Em suma, auditoria é uma maneira importante de se verificar se a rede realmente está segura, e deve ser um mecanismo adotado por todas as organizações para garantir a segurança da sua rede.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados