Conceito de Firewall

Finalidade do Firewall

O firewall serve como barreira de comunicação entre duas redes. Ele pode ser implementado em um roteador, computador ou hardware especificamente desenvolvido para esta funcionalidade. Independente de onde estiver implementado, será configurado para “vigiar” os pacotes que chegam ou deixam a rede interna que ele protege. Ele, normalmente, age de forma transparente para o usuário, ou seja, o usuário não tem conhecimento de que há um firewall.

O firewall define uma política de acesso à rede e obriga que todos os pacotes a ela direcionados passem por ele. Por exemplo, uma política de acesso à rede internet a partir de computadores dentro da empresa pode definir que nenhum usuário dos computadores da empresa acesse sites de redes sociais. A política de acesso é expressa através de regras. O firewall examina os pacotes, compara com as regras e bloqueia os pacotes suspeitos e/ou não autorizados. Em suma, o firewall ajuda a impedir que:

  1. A sua rede ou seu computador sejam acessados sem autorização. Dessa forma, evita-se que invasores tenham acesso às suas informações e impede-se que o funcionamento do seu sistema seja prejudicado.
  2. Vírus e cavalos de troia entrem no seu computador, já que o firewall pode bloquear portas comumente usadas por esses tipos de ataques.
  3. Usuários acessem sites, serviços ou sistemas não autorizados, indevidos etc.

Além disso, o firewall permite que o administrador da rede tenha controle sobre todas as ações realizadas por seus usuários. Com isso, é possível descobrir qual usuário realizou cada uma delas.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados