Cursos / Redes de Computadores / Segurança em Redes / Aula

arrow_back Aula 04 - Autenticação

Visão Geral

Na segunda aula, nós vimos uma introdução aos mecanismos de segurança e aprendemos que a autenticação é a confirmação de que algo ou alguém é autêntico, verdadeiro. Comentamos sobre formas de autenticação simples, como login e senha, e mais sofisticadas, como sistemas biométricos.

O objetivo da autenticação é proteger as duas partes que trocam uma mensagem. A autenticação, no entanto, não protege as duas partes uma contra a outra. Por exemplo, pode acontecer que: (a) alguém forje uma mensagem e diga que foi enviada por outra pessoa; (b) alguém negue o envio de uma mensagem, dizendo que ela foi forjada. Esse problema é resolvido pela Assinatura Digital, que estudaremos mais adiante.

Você lembra, em aulas anteriores, que falamos que grande parte dos mecanismos usa criptografia? Pois é, a criptografia é a base dos principais mecanismos de autenticação. Lembra quando falamos que a criptografia ajuda a garantir autenticidade? Isso mesmo! A criptografia é usada na autenticação digital.

Por exemplo, se Maria vai se comunicar com João, e enviar alguns documentos, João precisa ter certeza que foi realmente Maria quem enviou, ou seja, que a mensagem vem mesmo de Maria. Autenticação é o mecanismo que garante isso.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados