Cursos / Redes de Computadores / Segurança em Redes / Aula
Existem diversos aspectos importantes a serem considerados na comunicação direta entre servidores SMTP, contudo, em nossa aula, iremos nos concentrar em uma série de técnicas atualmente utilizadas para tentar coibir o envio de SPAMS.
É uma das formas mais antigas e simples de filtragem de SPAMS que funciona pela inserção, na configuração do servidor de correio, de uma listagem de endereços IP ou domínios "proibidos". Caso se receba uma mensagem de um dos domínios ou endereços listados, ela será automaticamente descartada.
A manutenção manual da lista de bloqueios seria uma tarefa bastante trabalhosa, contudo, existem várias listas disponíveis na internet, sendo que, no Brasil, a mais famosa é disponibilizada em <http://malware.com.br/lists.shtml>.
É um método utilizado por servidores SMTP por meio do qual cada servidor “rejeita temporariamente” mensagens vindas de qualquer origem não conhecida. O conceito de funcionamento do greylist é simples:
A principal vantagem do greylisting é que sua configuração é extremamente fácil e adiciona pouco processamento extra no servidor SMTP. A principal desvantagem é que sempre será inserido um grande atraso no recebimento da primeira mensagem de cada domínio ou IP desconhecido, podendo ele variar de alguns minutos até algumas horas.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados