Cursos / Redes de Computadores / Redes de Computadores II / Aula

arrow_back Aula 07 - Autenticação e Compartilhamento de arquivos – Parte II

LDAP na Prática

  1. Acessando o LDAP graficamente

Embora tenhamos mostrado que é possível utilizar a base LDAP através de comandos digitados no terminal, existem ferramentas gráficas (chamadas LDAP Browsers) para realizar todas as operações. Normalmente, o processo de criação da base de dados é realizado do modo que lhe mostramos, ou seja, através de comandos. Depois, usamos uma ferramenta gráfica, como o Jxplorer, cuja tela inicial é mostrada na Figura 8.

A primeira coisa a fazer é conectar no servidor LDAP. Para isso, clique no menu “File” e depois em “Connect”. Será, então, mostrada a tela da Figura 9. O campo Host deve ser preenchido com o endereço IP do servidor ou seu nome de DNS.

O servidor LDAP utiliza o protocolo TCP e espera conexões na porta 389. Por isso, digite 389 no campo Port. Base DN é o nó da árvore a partir de qual queremos ver as informações após a conexão. User Level indica o tipo de autenticação utilizado para se conectar no servidor. Caso não esteja utilizando criptografia, informe “User + Password”. Nos campos User DN e Password, informe os dados do administrador do LDAP. Depois clique em OK para conectar ao servidor.

Após isso, a conexão será mostrada na tela (Figura 10). Veja que para o nosso servidor de exemplo já aparecem os nós da árvore criada.

Clicando sobre um nó, aparecerão na parte direita os campos que compõem o nó. Não entraremos em maiores detalhes sobre a interface desse programa, mas em “Schema” você pode ver todos os esquemas que esse servidor suporta, além dos campos que existem em cada um. Veja por exemplo o esquema posixAccount, que será usado para a autenticação dos usuários.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados