Cursos / Redes de Computadores / Redes de Computadores II / Aula

arrow_back Aula 04 - Proxy e Servidor Squid - Parte I

Servidores Proxy

Quando seu Navegador (Firefox, Internet Explorer,...) acessa uma página na Internet, ele guarda uma cópia da página (arquivo HTML, imagens,...) no disco, de modo que se você acessar a página novamente depois, ele não precise obrigatoriamente buscá-la novamente na Internet. Isso torna sua navegação na web mais rápida.

A ideia de um proxy é semelhante, com a diferença que as páginas guardadas são compartilhadas entre todas as máquinas da rede. Desse modo, é mais fácil já existir uma cópia local da página quando alguém tenta acessá-la.

Para isso, servidores proxy atuam como intermediários na comunicação entre clientes e servidores de um serviço. Eles recebem as requisições de um ou mais clientes e as repassam para os servidores de destino. Opcionalmente, um servidor proxy pode implementar uma série de outras funcionalidades, tais como a filtragem das requisições realizadas pelos clientes e o armazenamento das respostas recebidas dos servidores em uma cache.

A Figura 1 mostra um modelo genérico de uso dos servidores proxy. Vale salientar que os servidores proxy não definem novos protocolos de aplicação, mas sim utilizam as funcionalidades dos já existentes, como HTTP e FTP.

Quando utilizados como visto na Figura 1, os servidores proxy podem ser responsáveis por permitir que os clientes da rede interna acessem um serviço ou um conjunto deles na Internet. Dessa forma, se o servidor proxy dessa figura implementa os protocolos HTTP e FTP, estes seriam os únicos serviços da Internet acessíveis para os clientes da rede interna.

FTP (File Transfer Protocol) é um protocolo para transferência de arquivos.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados