Cursos / Redes de Computadores / Redes de Computadores II / Aula
Vamos agora ver como configurar o Apache para “hospedar” uma página web acessível pelo endereço www.metropole1.edu.br. Suponha que esse nome é do servidor que possui o endereço IP 10.1.1.2.
O primeiro passo, assumindo que não pretendemos alterar as configurações do arquivo geral do servidor, consiste em criar um arquivo com o nome metropole, na pasta/etc/apache2/sites-available/. O conteúdo desse arquivo é mostrado na Figura 5. Os textos após o caractere # são comentários e poderiam ser suprimidos.
Figura 1 - Arquivo de configuração de um site web.Vamos agora habilitar o site. Isso é feito com o comando a seguir. Mas observe que o site ainda não entra em execução. Isso só será feito quando reiniciarmos o Apache.
O endereço <www.metropole1.edu.br> deve ser um nome válido, ou seja, existente na Internet. A maneira mais correta de tornar esse nome publicamente visível seria configurando o mesmo no serviço de DNS. Nesse nosso exemplo, para efeito de simplificação, tornaremos esse nome válido apenas na máquina onde estamos realizando as configurações. Para tanto,editamos o arquivo de nome /etc/hosts e inserimos a linha seguinte:
Figura 2 - Linha a ser inserida no arquivo hostsNesse ponto, reiniciamos o servidor Apache executando, como root, o comando:<
Para disponibilizar a página web, criamos um arquivo HTML simples e salvamos o mesmo com o nome index.html no diretório /var/www/metropole1. Após a cópia, podemos acessar a página com o navegador Firefox, digitando o seu endereço www.metropole1.edu.br.
Veja que como não informamos na URL o nome do arquivo, nem o nome de nenhuma pasta, será mostrado o arquivo index.html da pasta /var/www/metropole1 do nosso servidor, pois esses são os valores padrão do arquivo de configuração do Apache.
O Apache já vem com um site padrão habilitado. Se quiser, pode usar o arquivo de configuração desse site que se chama default e está na pasta /etc/apache2/sites-available.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados