Cursos / Redes de Computadores / Redes de Computadores II / Aula
Para entendermos como de fato ocorre a troca de informação entre um servidor e um cliente HTTP, vamos inicialmente descrever, de forma genérica, como ocorre a transferência de uma página web. Dependendo da versão do protocolo em uso, haverá uma importante diferença na forma como cliente e servidor interagem. Por padrão, o HTTP/1.0 transfere páginas em um modo conhecido como não persistente, enquanto que o HTTP/1.1 utiliza um modo conhecido como persistente.
Apesar de haver diferenças na forma como clientes e servidores trocam as mensagens no HTTP/1.0 e HTTP/1.1, o conteúdo dessas mensagens pode ser idêntico.
Para um cliente acessar a página web indicada no quadro abaixo, no modo não persistente, ele realiza a sequência de passos descritos a seguir. Imagine que o arquivo HTML dessa página faz referência a três imagens.
http://start.ubuntu.com/9.10/index.htm
Quando um cliente ou servidor utiliza conexões não persistentes, para cada objeto existente em uma página irá se repetir o processo de abertura de conexão; solicitação e recebimento do objeto; encerramento de conexão. Assim sendo, esse modo de operação não é apropriado para páginas que possuam um grande número de objetos (como está ficando cada vez mais comum). Abrir diversas conexões sequencialmente é muito lento, e mesmo que fossem abertas em paralelo, isso iria consumir muitos recursos (memória, processador) de clientes e servidores.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados