Cursos / Redes de Computadores / Redes de Computadores II / Aula
Um monitor de rede é um sistema que indica o desempenho (lentidão ou não funcionamento) de dispositivos de rede. Esse monitoramento é baseado na análise do throughput, taxas de erros, perda de pacotes, latência, tempo de resposta e disponibilidade dos roteadores e dos switches. Se alguma falha ocorre, o administrador da rede deve receber uma notificação sobre a falha, por meio de um alerta em sua estação de trabalho, um e-mail, um telefonema ou outros modos de contato.
O monitoramento de rede também possibilita a otimização do fluxo de dados e a detecção de equipamentos não confiáveis. Além disso, pode verificar a capacidade dos dispositivos e as suas condições operacionais, tais como temperatura e taxa de utilização. Como resultado, o monitoramento de rede ajuda a maximizar o desempenho da rede e a minimizar o potencial de falhas e erros.
Comumente, o monitoramento de rede é confundido com técnicas que oferecem condições relativas à segurança, como a prevenção de a rede ser acessada por usuários não autorizados. Para esse tipo de segurança, existem os IPS (Intrusion Prevention Systems) e IDS (Intrusion Detection Systems), ferramentas a serem estudadas na disciplina de Segurança de Redes. Monitoramento de rede é utilizado somente para análise da utilização da rede e para monitoramento relativo à confiabilidade da rede. O monitoramento de rede é suportado por uma vasta categoria de equipamentos, tais como servidores, roteadores e switches, podendo, ainda, ser empregado em diversos tipos de redes, como LANs, WLANs, VPNs e até WANs.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados