Cursos / Redes de Computadores / Conceitos de Banco de Dados / Aula

arrow_back Aula 06 - Linguagem SQL - Alteração de Estrutura de Tabelas e Ambientes de Múltiplas Tabelas

Exemplos

Para entendermos melhor a utilização de pesquisas com conexão cruzada, vamos analisar os seguintes exemplos. Examine com cuidado e não deixe de praticar em seu banco de dados. Lembre-se de que a prática leva à perfeição!

Exemplo 1

Pesquisar os nomes dos cinemas e as respectivas salas que estão exibindo o filme Procurando Nemo.

O resultado dessa pesquisa é ilustrado na Figura 8. Observe com cuidado esses resultados. É interessante notar que a consulta é formulada fazendo uma associação entre chaves primárias e estrangeiras das diversas tabelas. Note que inicialmente são selecionadas as linhas do produto cartesiano cujo titulo do filme é Procurando Nemo, em seguida, dentro desse conjunto são selecionadas as sessões que correspondem ao código do filme e, finalmente, os cinemas que estão associados a essas sessões. Lembre-se: o uso da cláusula WHERE implica que só são mostradas as linhas que satisfaçam as condições de consulta.

Tela do <span class='italico'>My</span>SQL mostrando o conteúdo das tabelas <span class='strong'>clientes</span> e <span class='strong'>filmes</span> e o comando SELECT com conexão cruzada.

 

Exemplo 2

Pesquisar os filmes que estão sendo exibidos fora o filme Procurando Nemo, disponibilizando o nome do cinema e suas respectivas salas.

O resultado dessa pesquisa é ilustrado na Figura 9. Observe que as linhas listadas correspondem ao produto cartesiano entre as tabelas filmes e cinema que não possuem o filme Procurando Nemo.

Tela do <span class='italico'>My</span>SQL mostrando o comando SELECT com conexão cruzada.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados