Cursos / Redes de Computadores / Conceitos de Banco de Dados / Aula

arrow_back Aula 04 - Linguagem SQL - Consulta Simples de Tabelas

Consulta simples em tabelas - pt.2

Caso você não deseje ver todas as colunas de sua tabela, simplesmente forneça os nomes das colunas que você tiver interesse, separando os campos por vírgulas. Por exemplo, se você deseja obter uma lista dos nomes de seus clientes com seus respectivos e-mails, selecione as colunas cli_nome e cli_email, conforme apresentado a seguir.

Observe que apenas as informações sobre os nomes e e-mails foram listados, conforme ilustrado na Figura 4. Essa é uma boa prática de programação, pois além de permitir uma melhor visualização dos dados necessários, ela acelera a recuperação de seus resultados.

Tela do <span class='italico'>My</span>SQL após o comando SELECT cli_clientes, cli_email <span class='strong'>clientes</span>.

Agora, se você deseja só visualizar linhas específicas de sua tabela, você poderá utilizar a cláusula WHERE para limitar os registros a serem exibidos. Por exemplo, se você quiser pesquisar só o e-mail do cliente Sr. José da Silva, você executaria uma consulta como essa:

Observe que o nome José da Silva foi colocado entre aspas simples, pois o atributo cli_nome é do tipo VARCHAR. Lembre que os tipos de dados textuais como VARCHAR, CHAR, DATE e TIME precisam de aspas simples. E os tipos numéricos como DEC e INT não precisam.

A resposta do SGBD, no caso do MySQL, à esse comando, é ilustrada na Figura 5.

Tela do <span class='italico'>My</span>SQL após o comando SELECT cli_nome, cli_email FROM <span class='strong'>clientes</span> WHERE cli_nome=’José da Silva’.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados