Cursos / Redes de Computadores / Redes de Computadores I / Aula

arrow_back Aula 01 - Captura de Pacotes

Menus

Agora que você já sabe instalar, executar e escolher a interface de rede de onde capturar os pacotes, vamos mostrar em detalhes as opções disponíveis no menu principal do Wireshark, que é mostrado na Figura 5. Clicar em qualquer uma das palavras desse menu irá levar a um outro menu mais específico, que são descritos a seguir.

Menu do Wireshark

File (Arquivo): É possível salvar as informações capturadas em um arquivo para que possam ser analisadas posteriormente. Esse menu contém itens que possibilitam salvar as informações em um arquivo, abrir um arquivo salvo anteriormente, imprimir, exportar (salvar em um formato padrão, como txt). Além disso, existe a opção sair, que fecha o programa.

Edit (Editar): Esse menu contém itens que possibilitam encontrar um pacote específico dentre todos os pacotes capturados. Para isso aplicamos um filtro, que consiste em especificar alguma informação sobre o pacote desejado. Após aplicar o filtro apenas os pacotes que “casam” com ele são exibidos. Outra opção muito importante desse menu é Preferências, que permite configurar várias coisas sobre a aparência e o modo de funcionamento do programa.

View (Visualizar): Esse menu contém itens que controlam a exibição dos dados capturados, como por exemplo: a coloração de pacotes, a ampliação da fonte, a exibição do pacote em uma janela separada, entre outros.

Go (Ir): Esse menu contém itens que permitem ir para um pacote específico.

Capture (Captura): Esse menu contém itens que lhe permitem iniciar e parar a captura de pacotes, além de definir filtros a serem aplicados na captura. Enquanto os filtros utilizados no menu Edit (Submenu Find Packet – Localizar pacotes) controlam os pacotes que são exibidos na tela, os filtros especificados no submenu Options desse menu controlam os pacotes que serão capturados. O submenu “Capture Filters” (Filtros de captura) desse menu permite que você crie novos filtros. Na sessão “Filtros” desta aula, daremos mais detalhes sobre eles.

Analyze (Analisar): Esse menu contém itens que permitem manipular filtros de tela, ativar ou desativar a dissecção de protocolos. Você não precisa se preocupar muito com esse menu, porque, normalmente, ele não é muito utilizado.

Statistic (Estatística): Esse menu contém itens que exibem janelas com estatísticas diversas, incluindo um resumo dos pacotes que foram capturados, hierarquia de protocolos e muito mais.

Telephony (Telefonia): Esse menu contém itens que exibem várias estatísticas relacionadas com janelas de telefonia, incluindo uma análise de mídia, diagramas de fluxo e muito mais. Você não precisa se preocupar muito com esse menu, porque, normalmente, ele não é muito utilizado.

Tools (Ferramentas): Esse menu contém várias ferramentas disponíveis no Wireshark, como a criação de Regras de ACL do Firewall.

Help (Ajuda): Esse menu contém itens para ajudar o usuário, por exemplo, no acesso a uma lista dos protocolos suportados, páginas de manual, o acesso online às páginas relacionadas.

Talvez depois de olhar tantas opções de menu você esteja achando que utilizar o Wireshark é muito complicado. Não se preocupe, pois com o tempo você verá que na prática a maioria dessas opções não é usada frequentemente. Muitas vezes você apenas clica no nome da interface para iniciar a captura e clica nos pacotes que desejar ver mais detalhes sobre ele. Realmente a utilização do Wireshark é bem simples! Olhe a descrição dos botões apresentada a seguir que você já verá um número bem menor de opções, mas que fornecem a maioria das operações que você vai precisar.


Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados