Cursos / Redes de Computadores / Sistemas de Conectividade / Aula
Os termos analógico e digital se referem à forma como o sinal transmitido varia com o tempo. Quando o sinal (sua amplitude) varia continuamente ao longo do tempo, ou seja, possui um valor diferente a cada instante de tempo, ele é dito analógico. Um exemplo desse tipo de sinal é a nossa voz. A Figura 1 ilustra um sinal analógico.
Quando o sinal (sua amplitude) sempre se mantém constante durante um intervalo de tempo, ele é dito digital. A transmissão de sinais digitais utiliza intervalos de tempo de mesma duração (chamado de intervalo de sinalização), e em cada intervalo o sinal pode ter um valor diferente, mas que é fixo dentro do intervalo. O número de possíveis valores que o sinal pode assumir é predeterminado. Um exemplo seria utilizar apenas dois possíveis valores, em que um deles representaria o número 0 (zero) e o outro o número 1 (um). A Figura 2 ilustra um sinal digital que pode assumir apenas dois valores, sendo que cada coluna representa um intervalo de tempo. Os computadores são um exemplo de equipamento que utiliza sinal digital.
É interessante observar que uma coisa é a natureza da informação, ou seja, se ela é digital ou analógica; outra coisa é o modo como a representamos e transmitimos. Embora o mais natural seja transmitir uma informação analógica de modo analógico e uma digital de modo digital, qualquer combinação é possível. Ou seja, podemos pegar uma informação digital e a representarmos e transmitirmos em modo analógico. Do mesmo modo, podemos pegar uma informação analógica e a representarmos e a transmitirmos em modo digital.
Essa transformação acontece com a rede telefônica, por exemplo. A voz é uma informação analógica e, portanto, as redes de telefonia foram construídas de modo a transmitirem sinais analógicos. Com o surgimento dos computadores, que utilizam informação digital, as redes de telefonia começaram a ser utilizadas também para permitir a comunicação entre esses equipamentos. Para isso, os modems foram inventados (lembre-se que já falamos sobre eles na Aula 3), ou seja, para converterem as informações digitais em analógicas, de modo que pudessem ser enviadas pelas redes de telefonia.
Por outro lado, as redes de computadores, como a Internet, por exemplo, são digitais, mas têm sido muito utilizadas por aplicações de transmissão de voz, como o Skype, por exemplo, que utiliza VoIP – Voz sobre IP. Nesse caso, o sinal analógico da voz é convertido em sinal digital para ser transmitido pela rede.
Como as redes digitais fornecem mais controle do que as redes analógicas, no que se refere ao monitoramento e à própria configuração da rede, os sistemas digitais são cada vez mais utilizados nas redes de comunicação. As redes de telefonia já possuem grande parte de suas estruturas operando em modo digital.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados