Cursos / Redes de Computadores / Sistemas Operacionais / Aula
Para desempenhar o papel de gerente de processos, o sistema operacional precisa ter capacidades/operações para:
Deve-se lembrar que o próprio sistema operacional é formado por um conjunto de vários processos que também compartilham a CPU para serem executados. A Figura 1 representa o compartilhamento da CPU entre os diferentes processos. Nessa figura, são exemplificadas diferentes situações de alocação da CPU, as quais são identificadas na figura por números. Uma breve descrição desses exemplos é apresentada a seguir.
Os sistemas operacionais permitem que processos (através de chamadas de sistema) criem outros processos. Pense nisso como uma árvore genealógica de uma família que pode aumentar a quantidade de membros à medida que o tempo passa. Portanto, os processos podem ser “pai” e “filho” de outros processos. A parte superior da Figura 1, lado esquerdo (situação 1), apresenta um exemplo do sistema com 3 processos em memória para serem executados (processos 1, 2 e 3) e, do lado direito (situação 2), um exemplo em que o processo 1 foi escolhido para executar. Nesse caso, os processos 2 e 3 continuam em memória, aguardando serem escolhidos para executarem. As situações 3 e 4, parte inferior da figura, ilustram a escala dos processos 2 e 3, respectivamente.
Por exemplo, quando você executa o programa Internet Explorer para navegar na internet a partir de um computador com sistema operacional Windows, na verdade você está solicitando a criação do iexplorer.exe (processo associado ao programa Internet Explorer) ao explorer.exe (processo genérico do sistema responsável por fornecer comandos básicos e gerenciar o ambiente gráfico padrão do Windows). A Figura 2 mostra a tela de um computador que está executando o Process Explorer, um programa de gerenciamento de processos cuja tela inicial mostra todos os processos que estão executando em seu computador e a relação entre eles (por exemplo, se um processo é pai de outro). Observe como o processo iexplorer.exe está situado entre os processos filhos do explorer.exe.
Caso você queira visualizar apenas quais processos estão sendo executados, o Windows possui o gerenciador de tarefas do sistema. Para acessá-lo, basta pressionar os botões Ctrl, Alt e Del simultaneamente e escolher a opção “Iniciar Gerenciador de Tarefas”, aba “Processos” (Figura 3). Assim, você terá acesso a essa importante ferramenta do sistema e poderá utilizá-la não só para visualizar os processos, mas também, caso ocorra algum problema com um processo específico, poderá encerrá-lo.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados