Cursos / Redes de Computadores / Sistemas Operacionais / Aula

arrow_back Aula 05 - Gerenciamento de Dispositivos de Entrada e Saída

Classificação dos Dispositivos

Uma classificação geralmente adotada para os dispositivos é relacionada à forma como é orientado o fluxo de dados. Para entender essa forma, vamos imaginar a situação descrita a seguir.

Pedro e Tiago estão participando de um passeio com sua turma e ambos ficam responsáveis por levar água para matar a sede de todos. Enquanto Pedro leva uma garrafa térmica com capacidade para 10 litros, Tiago resolveu levar um isopor com 20 garrafas pet de meio litro cada (Figura 6).

Diferentes formas de distribuição de água

Ambos estão levando a mesma quantidade de água, mas de formas diferente, assim, a distribuição do líquido será diferente. Enquanto Pedro servirá a água num fluxo contínuo a partir da torneira da garrafa térmica, Tiago entregará medidas exatas de água, determinando qual garrafa será entregue para cada colega com sede.

Assim, seguindo essa analogia, podemos associar essas duas formas de distribuição para classificar os dispositivos, conforme os itens a seguir.

  • Dispositivos de blocos: armazenam os dados em blocos de dados de tamanho fixo, cada um com seu próprio endereço. A característica geral desse tipo de dispositivo consiste em cada bloco poder ser lido ou gravado independentemente. Os discos de armazenamento são os exemplos mais comuns de dispositivos de blocos.
  • Dispositivos de caracteres: não existe nenhuma forma de endereçamento dos dados que entram e saem desses dispositivos; assim, apenas um fluxo de caracteres pode ser recebido ou transmitido por eles. Teclados, mouses e placas de rede são exemplos de dispositivos de caracteres.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados