Cursos / Redes de Computadores / Sistemas Operacionais / Aula

arrow_back Aula 13 - Sistemas Operacionais Não Convencionais

PDA’s e celulares

Da necessidade de construir computadores de tamanho tão pequeno que coubessem no bolso, sendo levados a qualquer lugar para cumprir funções básicas de agenda e tarefas de escritório, surgiram os PDAs (Personal Digital Assistants, em português, “assistente pessoal digital”).

Apesar de ser um equipamento pequeno, com recursos de memória RAM e armazenamento reduzidos, esses aparelhos precisavam de um sistema operacional para gerenciar todas as suas aplicações, tal como em um computador convencional. O primeiro sistema a ficar famoso a tal ponto de seu nome estar associado aos PDAs foi o sistema operacional da Palm, o Palm OS.

O Palm OS começou como um sistema muito simples destinado a oferecer funções de assistente pessoal, utilizando pouca capacidade de processamento e pouca memória RAM. Essa característica acabou sendo fundamental para o sucesso da plataforma, já que os aparelhos podiam ser simples, leves e baratos. Para ter uma idéia, o aparelho Palm original (batizado de Pilot 1000, ver Figura 2) utilizava um processador Motorola Dragon Ball de apenas 16 MHz, combinado com 128 KB de memória e uma tela monocromática de 160x160 pixels:

Palm Pilot 1000

Apesar das limitações, o sistema era surpreendentemente rápido e eficiente. Embora fosse monotarefa, o chaveamento entre os programas era bastante transparente, o que criava uma impressão de simplicidade e confiabilidade.

Com a evolução dos PDA’s houve um aumento da capacidade da memória e armazenamento e novos recursos foram incorporados, tais como câmeras digitais e até a integração com celulares. Em consequência, o Palm OS foi perdendo espaço para outros sistemas operacionais que evoluíram junto com o hardware.

A integração dos PDA’s com os celulares deu origem aos smartphones. Hoje em dia um fabricante dificilmente irá desenvolver um simples PDA, pois até mesmo os celulares estão aos poucos se tornando verdadeiros computadores de bolso. A junção dos celulares com os computadores de bolso tem unido os fabricantes destas duas indústrias no desenvolvimento de produtos que proporcionem a melhor experiência de uso para os usuários.

A Microsoft, a gigante da computação, iniciou neste mercado com o sistema operacional Windows CE. Depois evoluiu para o Pocket PC e o Windows Phone. Estes sistemas tinham a filosofia de levar a experiência do usuário de PC para a palma da mão, copiando os recursos do Windows, como Menu Iniciar, teclado similar ao do PC, Gerenciador de Arquivos, entre outros. Para os usuários normais de celulares, não acostumados com estes recursos, esta estratégia da Microsoft não foi muito bem aceita. O Windows 8 para smatphones resolveu este problema, deixando a interface sensível a toque mais intuitiva e amigável.

A Apple entrou neste mercado em 2007, quando lançou o iPhone com o sistema operacional iOS. Esse sistema roda uma versão reduzida do MacOS X (Sistema Operacional dos computadores Macintosh da Apple), adaptada para rodar dentro das limitações de memória e processamento dos aparelhos. Apesar de existirem muitas diferenças com relação à interface e no suporte a aplicativos, o núcleo do sistema (kernel) e outros componentes básicos são os mesmos. O sucesso do iPhone e do iOS foram basicamente por eles terem trazido uma experiência de uso para os celulares bastante rica, como: teclado virtual (em tela) que se adapta ao tipo de entrada de dados, sensibilidade para perceber múltiplos toques na tela e facilidade para aquisição de aplicativos e mídias (músicas e vídeos), entre outros recursos inovadores.

O sistema operacional para smartphone mais popular do mercado atualmente é o Android OS. A logomarca do Android é a apresentada na Figura 3. Esse sistema é desenvolvido pela empresa Google em aliança com diversos fabricantes, como HTC, Dell, Samsung e LG, dentre outros, formando a Open Handset Alliance (OHA). O Android é um sistema operacional que possui um núcleo (kernel) em Linux. Diferentemente do iOS da Apple, que só é comercializado em cima do iPhone, o Android é vendido com qualquer smartphone dos fabricantes da OHA.

Logomarca do Android OS

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados