Cursos / Redes de Computadores / Sistemas Operacionais / Aula
Para relembrar como um computador funciona, vamos fazer uma analogia entre a história de Gustavo, ilustrada na Figura 1, e o papel do sistema operacional no funcionamento do computador, que é análogo ao de Gustavo na nossa história. Nosso personagem é o coordenador da cooperativa de artesãos de sua cidade. Lá, são confeccionados diversos tipos de artesanato que abastecem os shoppings e as principais feiras visitadas pelos turistas que se encantam com a beleza e o detalhe das peças criadas.
Ele é responsável por coordenar e administrar a execução de diversas atividades, ou seja, cabe a Gustavo fornecer aos artesãos os meios necessários para a confecção dos vários tipos de peças. Por exemplo, ele precisa:
Ufa! Com tanta coisa para fazer ao mesmo tempo, como é que ele consegue administrar todas essas tarefas?
Para administrar o processo de produção, Gustavo precisa conhecer as habilidades de cada artesão, os diversos recursos de que a cooperativa dispõe, assim como as políticas de produção e de mercado.
Para o deslocamento da matéria-prima que chega através dos caminhões de entrega dos fornecedores, ou dos caminhões de distribuição de obras dos artesãos, Gustavo dispõe de algumas caminhonetes. Ele mantém atualizado em um fichário, a cada instante, a quantidade disponível de cada recurso (equipamentos e ferramentas) da cooperativa e a quantidade em uso, os horários dos artesãos, a quantidade em estoque de cada item, a quantidade pronta de cada item na oficina, assim como os desenhos e roteiros de preparação de cada peça.
Assim, com esse conhecimento, Gustavo pode decidir quais atividades deve executar a cada momento como, por exemplo, comprar matéria-prima, estocar, deslocar matéria-prima do depósito para a oficina ou deslocar peças produzidas da oficina para o depósito, entre outras.
E, apesar de todo esse trabalho, Gustavo ainda planeja ampliar a oficina e construir um segundo depósito para que mais artesãos possam trabalhar. Como os espaços do depósito e da oficina estão muito limitados, muitas vezes ele tem que resolver pequenos conflitos entre os cooperados que procuram espaço para trabalhar e para armazenar suas obras. Mas Gustavo é inteligente e esforçado e juntamente com seus parceiros conseguirá realizar suas metas, assim como você, que integra o Metrópole Digital, está em busca de conhecimento.
Vamos então associar os diferentes elementos apresentados na história de Gustavo e sua cooperativa (Figura 1) com os elementos de um computador introduzidos nas aulas de Arquitetura de Computadores.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados