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arrow_back Aula 01 - Tipos de Estruturas de Sistemas Operacionais

Entendendo como o Computador Funciona

Para relembrar como um computador funciona, vamos fazer uma analogia entre a história de Gustavo, ilustrada na Figura 1, e o papel do sistema operacional no funcionamento do computador, que é análogo ao de Gustavo na nossa história. Nosso personagem é o coordenador da cooperativa de artesãos de sua cidade. Lá, são confeccionados diversos tipos de artesanato que abastecem os shoppings e as principais feiras visitadas pelos turistas que se encantam com a beleza e o detalhe das peças criadas.

Ele é responsável por coordenar e administrar a execução de diversas atividades, ou seja, cabe a Gustavo fornecer aos artesãos os meios necessários para a confecção dos vários tipos de peças. Por exemplo, ele precisa:

  • controlar os pedidos e os prazos para receber as matérias-primas necessárias (entrada de material: madeira, tecidos, tintas, resinas etc.);
  • definir e comunicar os horários que os artesãos terão disponíveis na oficina da cooperativa;
  • gerenciar o estoque (quantidade de itens) tanto da matéria-prima que ainda não foi utilizada como das peças acabadas;
  • realizar as entregas das peças acabadas nas diferentes lojas associadas à sua cooperativa (saída das peças resultantes do trabalho realizado na cooperativa).

Ufa! Com tanta coisa para fazer ao mesmo tempo, como é que ele consegue administrar todas essas tarefas?

Gerenciamento de um sistema de cooperativa de artesanato

Para administrar o processo de produção, Gustavo precisa conhecer as habilidades de cada artesão, os diversos recursos de que a cooperativa dispõe, assim como as políticas de produção e de mercado.

Para o deslocamento da matéria-prima que chega através dos caminhões de entrega dos fornecedores, ou dos caminhões de distribuição de obras dos artesãos, Gustavo dispõe de algumas caminhonetes. Ele mantém atualizado em um fichário, a cada instante, a quantidade disponível de cada recurso (equipamentos e ferramentas) da cooperativa e a quantidade em uso, os horários dos artesãos, a quantidade em estoque de cada item, a quantidade pronta de cada item na oficina, assim como os desenhos e roteiros de preparação de cada peça.

Assim, com esse conhecimento, Gustavo pode decidir quais atividades deve executar a cada momento como, por exemplo, comprar matéria-prima, estocar, deslocar matéria-prima do depósito para a oficina ou deslocar peças produzidas da oficina para o depósito, entre outras.

E, apesar de todo esse trabalho, Gustavo ainda planeja ampliar a oficina e construir um segundo depósito para que mais artesãos possam trabalhar. Como os espaços do depósito e da oficina estão muito limitados, muitas vezes ele tem que resolver pequenos conflitos entre os cooperados que procuram espaço para trabalhar e para armazenar suas obras. Mas Gustavo é inteligente e esforçado e juntamente com seus parceiros conseguirá realizar suas metas, assim como você, que integra o Metrópole Digital, está em busca de conhecimento.

Vamos então associar os diferentes elementos apresentados na história de Gustavo e sua cooperativa (Figura 1) com os elementos de um computador introduzidos nas aulas de Arquitetura de Computadores.

  • A oficina representa a memória do computador, pois é nela onde deverão estar os itens de matéria-prima necessários, assim como as peças recentemente produzidas. É também na oficina onde deverão estar as notações com a lista de horários alocados para cada artesão, a quantidade de peças a serem produzidas, os desenhos de cada peça e os respectivos roteiros de fabricação das peças.
  • Na nossa analogia, o depósito corresponde a um dispositivo (componente usado para obter entrada de material ou para a saída de itens fabricados) análogo a um HD (disco rígido) de um computador, onde há uma disponibilidade maior de espaço para armazenamento, que pode inclusive ser mantido por um longo tempo.
  • Os artesãos fazem o papel dos processadores. Cada artesão pode ter uma capacidade de produção diferenciada, assim como os processadores têm níveis de eficiência diferentes. Considerando as habilidades, cada artesão pode criar diferentes obras (vasos, roupas, esculturas, pinturas etc.) com a matéria-prima disponível trazida do depósito e dos caminhões de transporte. Para isso, ele segue os desenhos e roteiros definidos no fichário. Nessa analogia, os roteiros e os desenhos estão associados ao software (programas).
  • Os caminhões dos fornecedores representam os dispositivos de entrada, pois são neles que a matéria-prima chega à cooperativa.
  • Os caminhões de entrega funcionam como dispositivos de saída, sendo neles realizadas as entregas.

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