Cursos / Informática para Internet / Desenvolvimento Desktop / Aula
Esse componente é muito comum em qualquer interface que solicite uma senha de acesso. O Campo de senha é uma caixa de texto, cujo conteúdo digitado não é exibido como em uma caixa de texto convencional (JTextField), já visto anteriormente.
Nesse componente, o texto digitado geralmente aparece como asteriscos (por exemplo, “******”, e também pode aparecer como bolinhas “••••••”), independentemente do que seja digitado, a fim de manter o sigilo da informação.
Com certeza você já viu várias aplicações usando esse componente, tanto na internet, ao acessar seu e-mail, áreas restritas (como contas bancárias) ou até ao baixar um arquivo de uma área privada. O próprio Windows permite configurar uma senha no perfil do usuário, o Excel (uma planilha eletrônica da Microsoft) possibilita proteger o conteúdo de sua planilha através de uma senha, além de diversos aplicativos que disponibilizam a opção de cadastrar uma senha para liberar o acesso a todo, ou parte do conteúdo do programa, restringindo o acesso de certas informações a determinados usuários.
Vejamos como utilizar esse componente em uma aplicação prática:
Obs.: Geralmente, para se cadastrar uma senha, são solicitados de 4 a 8 caracteres, incluindo caracteres numéricos e alfanuméricos. Nesse caso, esse componente não precisa ter dimensões muito grandes, visto que seu conteúdo será curto.
A seguir, veremos algumas propriedades essenciais na utilização desse componente.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados