Cursos / Informática para Internet / Desenvolvimento Desktop / Aula
Qualquer pessoa que já tenha utilizado computadores em ambientes gráficos, como Windows ou Linux, sabe da importância e certamente já utilizou menus. Os menus servem como um local onde todas as funcionalidades das aplicações são oferecidas aos usuários, independentemente da utilização de outros componentes. Em muitas situações, você irá encontrar uma opção em algum componente e também nos menus. Por exemplo, se você utilizar algum editor de textos, como o Word da Microsoft, irá verificar que existe um botão para imprimir o documento, mas também essa opção está disponível no menu Arquivo, isso acontece com quase todas as opções das aplicações.
Isso ocorre porque os menus estão localizados em um lugar diferenciado, normalmente na parte de cima das janelas das aplicações, conhecidos como barra de menus. Assim, independentemente de como a interface com o usuário é criada, o usuário sempre terá a opção de encontrar os comandos para interagir com o programa em alguma opção de menu. Inclusive, uma das alternativas para quem não sabe bem o que a aplicação pode fazer é ir procurando nos menus as opções disponíveis.
Os menus podem ser basicamente de dois tipos: aqueles que ficam localizados no topo da janela (barra de menus) da aplicação e aqueles conhecidos como “menu de contexto”. O primeiro é o mais popular, inclusive, você deve ter observado esse tipo de menu no próprio NetBeans. Veja um exemplo na Figura 1.
O menu de contexto só aparece quando você clica com o botão direito sobre o objeto (um componente, a área de trabalho de algum aplicativo, como o Windows, uma imagem etc.) que você pretende trabalhar. Veja um exemplo na Figura 2.
Geralmente, nesse tipo de menu são mostradas opções relacionadas com o objeto no qual o menu foi acionado, enquanto que os menus encontrados no topo da janela são mais genéricos, fazem referência à aplicação como um todo. De qualquer forma, qualquer que seja o tipo de menu, suas opções principais podem disponibilizar outros menus (chamados submenus) ou não.
Para sair ou desistir de um menu ou submenu, você poderá utilizar a tecla ESC ou simplesmente clicar em uma área qualquer da aplicação. Para acessar os submenus dos menus do tipo barra, tanto você poderá utilizar o clique do mouse quanto passar o cursor sobre a opção desejada. Não existe padrão para o método utilizado, isso quem decide é o criador do menu, ou seja, você. Podemos utilizar também nas opções de um menu outros componentes como, por exemplo, botões de opção (JRadioButton) e caixas de seleção (JCheckBox).
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados