Entendendo os Arquivos .JAR

Um arquivo .jar possui um arquivo manifesto localizado no caminho META-INF/MANIFEST.MF. As entradas do arquivo manifesto determinam como o arquivo .jar será usado. Arquivos .jar que têm a intenção de serem executáveis terão uma de suas classes especificadas, como a classe principal, e assim eles poderão ser executados como qualquer outro arquivo executável.

Para criar um arquivo .jar, basta que você tenha instalado o JDK e que o seu path (caminho) esteja corretamente configurado. Se não tiver, o JDK basta acessar o site da Oracle e fazer o download apropriado e instalá-lo. Depois de instalar o JDK, configure o path. Caso você não se lembre mais como criar um path para o JDK, aqui vai um pequeno resumo:

No Windows/Xp/7, clique em Meu computador com o botão direito, escolha Propriedades (no Windows 7, selecione 'Configurações avançadas do Sistema' em seguida), selecione a aba Avançado e clique em Variáveis de ambiente. Aí você poderá definir variáveis que serão usadas por todos os usuários ou apenas por você. Escolha uma das opções e clique em Nova. Em Nome da Variável, preencha como JAVA_HOME e, em Valor da variável, coloque o diretório de instalação do JDK (ex: 'C:\Java\jdk1.7.0', sem as aspas). Agora, selecione a variável path, se existir, clique em editar e adicione ao final dessa variável o caminho do JDK. Por exemplo:

C:\Program Files (x86)\Java\jdk1.6.0_20\bin

Se a variável não existir, ou se você não tiver permissão para alterá-la, basta criar uma variável na parte destinada apenas ao usuário com o nome PATH e informar o diretório do JDK.

Após confirmar, pode ser necessário reiniciar seu computador. Para verificar se a instalação funcionou, abra o prompt de comando (acesse o menu Iniciar, digite 'cmd' e pressione ENTER). Então, digite javac e pressione ENTER. Se não aparecer nenhuma mensagem de erro, apenas uma lista de comandos, a instalação e a configuração estão corretas.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados