Cursos / Informática para Internet / Desenvolvimento Desktop / Aula

arrow_back Aula 11 - Gerenciadores de Layouts I

Conceitos-Chave

O construtor de interfaces gráficas resolve um problema central na criação de interfaces com o usuário em Java, libertando os desenvolvedores das complexidades dos gerenciadores de layout apresentados no início deste capítulo. Ele consegue isso estendendo o Netbeans para esse suportar o simples paradigma Free Design com regras simples de layout que são fáceis de entender e usar. À medida que você projeta a interface gráfica, o Netbeans provê linhas guias, sugerindo espaçamento e alinhamento ótimos para os componentes. Ao mesmo tempo, o Netbeans traduz suas decisões de projeto para uma UI (User Interface) funcional, que é implementada usando o novo gerenciador de layouts, o GroupLayout, juntamente com outros recursos do Swing. Pelo fato do layout seguir um modelo dinâmico, as interfaces gráficas construídas com o Netbeans se comportam da mesma forma que foram criadas durante o projeto, quando a aplicação é executada, sem alterar a posição original dos componentes, se ajustando para acomodar as mudanças realizadas. Sempre que você redimensiona o formulário, muda localidades (alterando rótulos para outras línguas), ou especificando um look and feel diferente, sua interface gráfica, automaticamente, se ajusta para respeitar a aparência definida considerando as particularidades de cada look and feel.

Free Design

No construtor de interfaces gráficas, você pode construir seus formulários, simplesmente, colocando seus componentes onde você deseja, como se estivesse usando posicionamento absoluto. O construtor de interfaces gráficas entende que atributos de layout são necessários e gera o código correspondente de forma automática. Você não precisa se preocupar com inserções, âncoras, preenchimentos e assim por diante.

Posicionamento Automático de Componentes (Snapping)

À medida que você insere componentes em um formulário, o construtor de interfaces provê uma interação visual com o programador, que auxilia no posicionamento de componentes baseado nas características visuais (look and feel) do seu sistema operacional. O construtor fornece dicas úteis à medida que você está posicionando os componentes e dá um retorno visual sobre onde os componentes devem ser colocados no formulário, forçando os componentes a se posicionar ao longo das linhas de orientação.

Visual Feedback

O Construtor de GUI também fornece feedback visual sobre a fixação de componentes e as relações de encadeamento. Esses indicadores permitem que você rapidamente identifique as várias relações de posicionamento e o comportamento de fixação de componentes que afeta a maneira como sua interface irá aparecer e se comportar em tempo de execução. Isso acelera o processo de criação de GUI’s (interfaces gráficas), possibilitando que você crie rapidamente interfaces visuais com aparência profissional que realmente funcionam.

Construindo a Interface

Agora que você já está familiarizado com o construtor de interfaces do Netbeans, é hora de começar a desenvolver a UI (User Interface, ou interface com o usuário) da nossa Agenda Pessoal. Nesta seção, usaremos a janela Paleta para adicionar os vários componentes que precisaremos ao formulário.

Graças ao paradigma Free Design do Netbeans, você não precisa quebrar a cabeça com os gerenciadores de layout para controlar o tamanho e a posição dos componentes dentro dos contêineres. Tudo que você precisa fazer é arrastar e soltar os componentes que você precisa no formulário como mostrado nas ilustrações a seguir.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados