Cursos / Informática para Internet / Programação Orientada a Objetos / Aula
No Universo da Programação Orientada a Objetos: eu sou uma Composição ou Agregação!!!
Composição ou Agregação é um mecanismo de reaproveitamento (reutilização) de classes utilizado pela POO para aumentar a produtividade e a qualidade no desenvolvimento de software.
Reaproveitamento ou reutilização de classes significa que você pode usar uma ou várias classes para compor outra classe. Já o aumento de produtividade está relacionado com a possibilidade de não ser necessário reescrever código de determinadas classes, se alguma outra já existe com estado (atributos) e comportamento similar. Finalmente, com a composição, é possível também aumentar a qualidade dos sistemas gerados, porque há a possibilidade clara de reutilizar classes que já foram usadas em outros sistemas, e, portanto, já foram testadas e têm chances de conter menos erros.
Vejamos um exemplo: um carro é um objeto COMPOSTO por vários outros objetos. Ele é composto pelos objetos motor, pneus, direção, faróis etc. A Figura 1 dá uma ideia do conceito de composição para um objeto do tipo Carro.
Legal não é?!! Isso mesmo que você entendeu, você pode criar um objeto a partir de vários outros objetos. E isso é muito natural.
Veja o computador que você está usando, ele é um objeto composto por outros objetos: teclado, monitor, placa mãe, memória, mouse etc.
E tem mais, quando uma classe é composta de outras classes, ela pode tanto usar os objetos que são gerados pelas classes que a compõem, como pode também usufruir dos atributos e métodos dessas classes.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados