Cursos / Informática para Internet / Programação Estruturada / Aula

arrow_back Aula 01 - Introdução à Programação Estruturada e JavaScript

Videoaula 04 - Instruções JavaScript

Transcrição

Nesta videoaula, vamos apresentar as instruções JavaScript. Os programas JavaScript são definidos através de uma sequência de instruções separadas por ponto-e-vírgula (;). Na verdade, você pode encontrar exemplos sem o ponto-e-vírgula, isto porque terminar instruções com ponto-e-vírgula não é obrigatório, mas recomendamos sua utilização nesse caso.

As instruções JavaScript geralmente começam com uma palavra-chave para identificar a ação JavaScript a ser executada, por exemplo, você já aprendeu a palavra-chave function para definir nossas funções.

Ao longo desta disciplina, você aprenderá várias palavras-chave, que são palavras reservadas e não podem ser usadas como nome para variáveis. Observe alguns exemplos de instruções básicas JavaScript.

Se quiser executar um comando após o outro, é preciso colocar o ponto-e-vírgula. Ao longo do curso, você verá detalhes sobre a declaração de variáveis e os operadores que veremos nesse exemplo. Por enquanto, vamos apenas focar em escrever uma sequência de instruções.

No exemplo, tem três variáveis: x, y, z, atribuindo o valor 10 a x, y recebe o valor 20 e o nosso z vai receber aqui o valor x + y. Note que a linha foi quebrada no final, após o ponto-e-vírgula, mas isso não é obrigatório. Esses comandos poderiam aparecer todos em uma única linha, como demonstra a linha 18 no Código 1, mas mantivemos essa versão com quebra de linhas para melhor compreensão do código.


Código 1 - 01_7 Instruções JavaScript.html

Ao final, tem-se o último comando JavaScript. Ele faz algo que já fizemos anteriormente, que é mudar o conteúdo de um campo. Assim, o "meu_texto_1", agora vai receber exatamente o valor z, ou seja, o meu texto no HTML começa vazio, porém, o meu JavaScript será executado e, ao final, vai alterar o valor desse campo pra z. Com isso, esperamos que o valor 30 apareça, afinal 10 + 20 é igual a 30, e é exatamente o que aparece na página HTML (Figura 1).


Mudança de conteúdo de um campo

No segundo exemplo, você verá que os espaços em branco dentro de um comando são simplesmente ignorados. Temos na linha 14 a declaração da variável nome, que recebe o valor "Marcel", e na linha 15, a alteração do conteúdo do "meu_texto_2", que tem o valor "Conteúdo inicial", para "Marcel". Então, ao carregar essa página HTML, esse JavaScript vai ser executado e o que vai aparecer é o nome "Marcel" (Figura 2).

Ignorando Espaços em Branco

Note que o comando independe da quantidade de espaços inseridos (Código 2) entre o nome e o igual (linha 14), e isso acontece porque na interpretação JavaScript não há alteração no comportamento, simplesmente porque nos comandos os espaços em branco são ignorados.


Código 2 - 01_8 Instruções JavaScript.html

Por fim, veja outro exemplo que é a inserção de várias instruções em um mesmo bloco. Neste exemplo, declaramos a função chamada minhaFuncao, delimitando o bloco de comandos dessa função com "abrindo chave" e "fechando chave" ({ }). Nesse HTML temos dois textos, "meu_texto_3" e "meu_texto_4", cada um em parágrafos diferentes (linhas 14 e 15). Dentro do bloco da função, temos as alterações desses dois textos para “Olá aluno” e “Está gostando da aula” (Código 3). Portanto, podemos observar que o bloco da função está sendo delimitado pelas chaves.


Código 3 - 01_9 Instruções JavaScript.html

Ao clicar no botão, invocamos a função no onclick, que executou exatamente aquele bloco que corresponde a ela, conforme mostra a Figura 3.


Inserção de várias instruções em um bloco

Nesse quarto exemplo, vou mostrar como inserir comentários no JavaScript, algo extremamente importante em um código-fonte, seja ele em JavaScript, seja ele HTML, ou em qualquer linguagem de programação. Isso porque os comentários ajudam no entendimento do trecho do código-fonte que está sendo comentado, tanto por outras pessoas que vão trabalhar com o código-fonte que você próprio programou ou você mesmo, algum tempo depois, se você voltar para aquele código e tiver dificuldade de entender alguns trechos de códigos mais complicados.

No Código 4, veja que os comentários podem ser feitos em uma linha ou em várias linhas. Se você quer fazer um comentário em apenas uma linha, basta usar o //, na linha onde se deseja fazer o comentário (linha 15).

Código 4 - 01_10 Instruções JavaScript.html

Agora, se você quiser comentar mais de uma linha, o recomendado é usar /* e o */. Tudo o que estiver entre o /* e o */, vai ser interpretado como comentário, conforme demonstrado no Código 5.


Código 5 - 01_10 Instruções JavaScript.html

Percebeu que o resultado na página apareceu em branco? Isso aconteceu porque o comando que eu tinha dado está comentado, ou seja, você pode querer em algum momento do desenvolvimento fazer um comentário de um comando para ver se algum comportamento muda e qual é o efeito daquele comando.

Para isso, você pode comentar a linha que tem esse comando (linha 19). Veja que se for retirado o //, ao recarregar a página, o comando vai ser efetivamente executado e apresenta-se o resultado esperado (Figura 4).

Código 6 - 01_10 Instruções JavaScript.html

Retirada de comentário

Agora, vou mostrar como você pode fornecer valores para o código JavaScript, prática que será muito comum durante esta disciplina. Os programas muitas vezes exigirão valores de entrada para que algum algoritmo seja executado gerando o seu resultado, ou seja, sua saída.

Nesse exemplo, temos os títulos e o campo de entrada. Esse campo usa a tag input e definiremos o tipo dessa entrada como text. Mas, temos outros tipos para essas entradas, e você conhecerá um deles na atividade que propus.

Vamos identificar essa entrada com um identificador chamado "meu_texto", e temos aqui novamente o button, onde no onclick nós vamos chamar a função minhaOutraFuncao (Código 7). Essa minhaOutraFuncao está no trecho JavaScript que eu coloquei no final do corpo HTML e ela declara uma variável x e atribui para essa variável o valor do elemento meu_texto.

Código 7 - 01_11 Instruções JavaScript.html

O objetivo dela é pegar o valor do elemento meu_texto, declarado na linha 19, que é o campo de texto de entrada declarado na linha 13, e vai atribuir esse valor ao campo do texto que eu nomeei como meu_texto_6 (linha 20).

Então, o comportamento é o valor que for colocado no campo de texto que aparecerá escrito na página. Vamos supor que eu escreva o famoso "Alô Mundo", ao clicar em Botão 'Clique aqui', o valor será escrito na página. E se eu alterar, por exemplo, para "Marcel", esse valor será alterado, ou seja, pegamos um valor, uma entrada, fizemos um processamento JavaScript e fornecendo saídas (Figuras 5 e 6). Faremos isso muitas vezes ao longo desta disciplina!


Demonstração do comportamento JavaScript Demonstração do comportamento JavaScript

E aí, gostou dos exemplos? Agora, você vai praticar um pouco do que foi visto nesta aula. Vamos lá!?

Chegamos ao final de nossa primeira aula! Nela, fizemos uma introdução à linguagem JavaScript, você conheceu o seu histórico e suas principais características, e também entendeu como o código JavaScript pode ser incorporado à página HTML e à estrutura de um programa básico em JavaScript.

Para isso, você viu vários exemplos de páginas HTML bem simples, mas que já permitem interação com o usuário através de códigos JavaScript. Esperamos que, com esta aula, você tenha construído o conhecimento necessário para iniciar o desenvolvimento de programas básicos em JavaScript.

Sugerimos que, sempre que possível, você pesquise códigos disponíveis na internet, analise-os e verifique os seus comportamentos ao serem executados. Complemente seus estudos através da leitura de outros materiais, sejam eles livros ou artigos, físicos ou digitais.

Na próxima aula, você conhecerá mais detalhes sobre a linguagem de programação JavaScript.

Um abraço e até lá!

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados