Cursos / Informática para Internet / Plataformas de aplicações Web / Aula
Se você se interessou pelo Laravel, a forma mais fácil de iniciar seus estudos é instalando a ferramenta na sua máquina e criando uma aplicação.
Nessa disciplina estamos somente apresentando as características do Laravel para você. Para se tornar um programador(a) Laravel é necessário um estudo aprofundado tanto na linguagem PHP como no framework em si. Não é necessário seguir o procedimento de instalação abaixo na sua máquina, mas estamos adicionando os passos necessários para que você tenha uma ideia de como eles funcionam.
Para instalar o Laravel você pode seguir a seção "Instalation" da documentação oficial disponível em https://laravel.com/docs/8.x/installation. Vamos aqui realizar os passos para a instalação e criação de uma aplicação base Laravel.
Por ser uma multi-plataforma, o Laravel oferece alguns métodos de instalação para Windows, Mac e Linux.
A principal forma recomendada de instalação do Laravel é através da ferramenta oficial "Sail". O Sail é uma interface de linha de comando para interagir com um ambiente de desenvolvimento oficial baseado em Docker. e fornece uma bom ponto de partida para a construção de aplicações com os ambientes PHP, MySQL e Redis sem a necessidade de experiência anterior com o gerenciador de containers Docker. Se tiver curiosidade e deseja saber informações sobre o que é o Docker visite https://www.docker.com/
Como pré-requisito, para a instalação no Windows é necessário ter o Docker Desktop instalado no seu sistema (https://www.docker.com/products/docker-desktop). Além disso é necessário ter o Windows Subsystem for Linux 2 (WSL2) instalado e habilitado (https://docs.microsoft.com/en-us/windows/wsl/install-win10) e em seguinda confirmar que o Docker Desktop está utilizando o WSL2 como Back-end (https://docs.docker.com/docker-for-windows/wsl/)
Esses passos iniciais criam uma base no seu sistema Windows para que o Sail possa ser utilizado para instalar os serviços necessários para se criar uma aplicação Laravel.
É necessário abrir um Windows Terminal (instale em https://www.microsoft.com/en-us/p/windows-terminal/9n0dx20hk701?rtc=1&activetab=pivot:overviewtab) com uma nova sessão WSL2. O WSL2 é uma camada de compatibilidade que contém um kernel Linux dentro do Windows, tornando a compatibilidade com diversas aplicações mais facilitada. Dentro de um Terminal WSL2, você pode instalar diversas ferramentas como se estivesse em uma máquina Linux (o que não deixa de ser verdade).
Depois de ter essas ferramentas instaladas e configuradas e com um terminal com o ambiente WSL2, rode o comando:
curl -s https://laravel.build/example-app | bash
Você pode trocar no comando acima o texto "example-app" pelo que desejar para sua aplicação.
Uma estrutura de diretórios será criada dentro da pasta que você executou o comando. Basta entrar na pasta e executar o comando:
cd example-app
./vendor/bin/sail up
O Comando "up" do Sail, quando executado pela primeira vez um ambiente da aplicação será criado na sua máquina, o que pode levar alguns minutos, mas as próximas execuções serão bem mais rápidas.
Quando o comando finalizar você terá uma aplicação Laravel rodando no seu computador e pode a acessar pelo navegador em http://localhost
Para saber mais sobre o Sail e todas as suas funcionalidades visite sua documentação completa em: https://laravel.com/docs/8.x/sail
Da mesma forma que no Windows, no Linux é necessário ter a ferramenta Docker instalada para poder utilizar as facilidades do Sail na criação de aplicações Laravel. A instalação do Docker no Linux é diferente para cada tipo de distribuição. No Ubuntu 20.04, por exemplo você precisa executar as sequências de comandos abaixo.
Atualizando o sistema:
sudo apt update
sudo apt upgrade
Nesse momento você estará atualizando seu Ubuntu. Realize essa operação seguindo as instruções apresentadas e se necessário reinicie a máquina.
Instalando o Docker
sudo apt install docker.io
Habilitando o Docker no boot:
sudo systemctl enable --now docker
Setando as permissões para seu usuário (troque o nome pelo seu):
sudo usermod -aG docker seu_usuario_no_ubuntu
Testando o Docker:
docker run hello-world
Container "hello-world" do Docker executando no Linux. Fonte: Autor.
Depois de instalar o Docker no Linux, basta executar os comandos abaixo para se criar uma nova aplicação Laravel utilizando o Sail e com todo o ambiente automaticamente criado:
Criando a sua primeira aplicação Laravel:
curl -s https://laravel.build/example-app | bash
Progresso da criação de uma aplicação Laravel no Linux. Fonte: Autor.
Finalização da criação de uma aplicação Laravel no Linux. Fonte: Autor.
Para executar a aplicação criada execute os comandos:
cd example-app
./vendor/bin/sail up
Uma aplicação Laravel de exemplo executando em uma máquina de desenvolvimento. Fonte: Autor.
Pronto, vemos uma aplicação Laravel com banco de dados MySQL executando em um container Docker e sendo exibida no navegador bastando acessar o endereço http://localhost
Note que se você por acaso já tiver o MySQL ou o MariaDB instalado e rodando no seu PC o comando acima irá falhar pois o Sail também tenta levantar um banco de dados MySQL. Para que o comando funcione você precisa antes desativar o serviço MySQL/MariaDB do seu Linux.
View welcome.blade.php que foi exibida na página inicial da aplicação Laravel criada. Fonte: Autor
Para finalizar, você pode pressionar CTRL+C no terminal onde você executou o comando "up" do Sail para levantar sua aplicação.
Pronto. Com esses procedimentos você conseguirá criar aplicações Laravel no seu sistema Windows ou Linux e iniciar o seu aprendizado, caso decida investir nos estudos dessa ferramenta.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados