Cursos / Informática para Internet / Desenvolvimento Front-end I / Aula
As classes permitem criar uma categoria de elementos HTML que devem possuir o mesmo estilo. Veja no trecho de código abaixo como criar uma classe no HTML e selecionar esses elementos no CSS.
<html>
<head>
<style>
ul.list-1 {
list-style-type: disc;
background: coral;
}
</style>
</head>
<body>
<ul class="list-1">
<li>Café</li>
<li>Chá</li>
<li>Leite</li>
</ul>
<ul>
<li>Chocolate</li>
<li>Pipoca</li>
<li>Pão</li>
</ul>
</body>
</html>
No exemplo acima, apenas a primeira lista receberá um estilo.
Os elementos HTML podem pertencer a mais de uma classe, recebendo assim a composição de estilo das classes a que pertencem. Para indicar mais de uma classe a um elemento HTML, basta colocar as classes separadas por espaço, conforme o exemplo abaixo:
<ul class="list-1 importante">
<li>Café</li>
<li>Chá</li>
<li>Leite</li>
</ul>
Nos exemplos acima, utilizamos o seletor de classe atrelado a um elemento html (ul.list-1). Essa forma de selecionar garante que apenas os elementos de lista que contenham a classe list-1, sejam selecionados.
No entanto, é possível também selecionar todos os elementos que tenham determinada classe, independentemente do elemento HTML a que pertencem. Veja no exemplo:
.grande {
font-size: 30px;
}
No exemplo acima, todos os elementos que tiverem a classe "grande", independentemente do elemento HTML, serão selecionados e terão seus estilos alterados.
No HTML é possível fornecer um identificador a um elemento HTML. Uma vez que um elemento HTML possui um identificador, é possível selecioná-lo pelo CSS para aplicar um estilo.
#secao1{
font-size: 10px;
}
<h1 id="secao1">Instituto Metrópole Digital</h1>
O id deve ser utilizado quando se deseja selecionar um elemento em específico. Os ids são identificadores únicos dos elementos no documento HTML e por isso não é uma boa prática possuir vários elementos com o mesmo identificador.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados