Cursos / Informática para Internet / Desenvolvimento Front-end I / Aula

arrow_back Aula 01 - Introdução ao HTML

HTML e sua história


O HTML é uma linguagem de marcação utilizada na construção de páginas na web. Ou seja, o HTML não é uma linguagem de programação em que o programador tem liberdade de programar comportamentos a partir da entrada de dados. Em vez disso, as linguagens de marcação descrevem informações de apresentação para que possam ser apresentadas aos usuários. O HTML é hoje utilizado por todo e qualquer site na internet para a criação e estruturação do seu conteúdo.

Os navegadores (Firefox, Chrome, Safari, etc) são programas responsáveis por interpretar o código HTML e transformá-los em páginas visuais para que os usuários possam interagir.

Um pouco de história

O HTML foi criado por um pesquisador do CERN, Tim Berners-Lee em 1991, com o objetivo de facilitar o compartilhamento de pesquisas entre ele e seu grupo de colegas. De lá para cá houve muita evolução da linguagem que se encontra hoje na sua quinta versão. A seguir apresento-lhe um quadro mostrando os principais marcos da história do HTML.

Quadro 1 - Marcos da história do HTML

Versão Ano
HTML 1991
HTML 2.0 1995
HTML 3.2 1997
HTML 4.01 1999
XHTML 2000
HTML5 2014
HTML5.1 2016 e 2017 (2ª ed.)
HTML5.2 2017

O primeiro navegador foi criado pelo próprio Tim e ficou conhecido como World Wide Web. Em 1993 nasce o primeiro navegador gráfico, o Mosaic.

Em 1994 foi lançado o Netscape Navigator pela empresa Netscape Communications, fundada por profissionais que trabalharam no projeto do Mosaic. O Netscape se tornou o navegador mais popular da década de 1990.

Em seguida, em 1995, a Microsoft entrou no mercado lançando o Internet Explorer. O Internet Explorer veio integrado ao Windows 95 e se tornou bastante popular.

Após perder mercado para o Internet Explorer, a Netscape Communication deu origem a Mozzila Foundation, abrindo o código do Netscape e permitindo a criação do navegador Firefox. O Firefox foi lançado em 2004 e rapidamente conquistou uma boa fatia do mercado, pelas várias novas funcionalidades e seu rápido desenvolvimento.

Mais recentemente, em 2008, o Google lançou o Google Chrome. Navegador muito leve que ganhou bastante mercado recentemente por ser leve e integrado às ferramentas do Google.

Esse período de disputa pelo mercado dos navegadores ficou conhecido como a guerra dos navegadores. A seguir, temos o gráfico que sumariza esse período de troca de liderança.

Figura 1 - Guerra dos navegadores

Descrição imagem Fonte: https://gs.statcounter.com/browser-market-share#monthly-200901-202011


Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados