Cursos / Informática para Internet / Banco de Dados / Aula
Além dos operadores de comparação e dos operadores lógicos, podemos utilizar algumas palavras chaves na cláusula WHERE para facilitar a elaboração dos comandos, tais como:
Para entender melhor a utilização dessas palavras-chaves, vamos analisar os seguintes exemplos. Examine com cuidado e não deixe de praticar em seu banco de dados. Lembre-se de que a prática leva à perfeição!
Pesquisar os títulos dos filmes que possuem código entre 2 e 20.
Pesquisar os nomes dos clientes que nasceram entre 1º de janeiro de 1990 e 1º de janeiro de 2000.
Pesquisar o e-mail dos clientes que possuam a primeira letra do seu nome entre A e G.
Pesquisar o nome dos clientes que usem o Gmail como um dos seus servidores de e-mail cadastrado no nosso banco de dados.
Lembre-se de que o sinal de percentagem é um substituto para qualquer número de caracteres desconhecidos. E a sublinha é um substituto para apenas um caractere desconhecido. Dessa forma, se tivéssemos LIKE '_A', estaríamos pesquisando string de dois caracteres cujo primeiro caractere podia ser qualquer um desde que a última letra fosse A.
Pesquisar o nome dos filmes cujo gênero é comédia, romance ou ação.
Para pesquisarmos todos os filmes, exceto aqueles de comédia, romance ou ação, bastaria adicionar a palavra NOT na nossa declaração IN. Ou seja, a palavra-chave NOT IN diz ao sistema que recupere os resultados que não estão no conjunto de termos informados.
Pesquisar o nome dos clientes que não possuam e-mail cadastrado no nosso banco de dados.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados