Os materiais didáticos aqui disponibilizados estão licenciados através de Creative Commons Atribuição-SemDerivações-SemDerivados CC BY-NC-ND. Você possui a permissão para visualizar e compartilhar, desde que atribua os créditos do autor. Não poderá alterá-los e nem utilizá-los para fins comerciais.
arrow_back
Aula 08 - Utilizando os recursos visuais
Exemplo de recurso visual
Você viu na página anterior a importância das imagens para auxiliar o entendimento de um texto.
Muitas vezes, o texto está apenas explicando, em forma de parágrafo, as informações contidas em um gráfico ou tabela. E é muito mais fácil – e menos chato – ler um gráfico do que longos parágrafos com um monte de palavras desconhecidas; você não acha?
Veja um exemplo abaixo:
Qual dos dois textos abaixo você acha mais fácil de ler?
Texto 01
1 in 4 Teens Are Online Almost Constantly
by Felix Richter, Apr 10, 2015
The rise of mobile internet devices, most importantly smartphones, has not only changed the way we use the internet and the aggregate time we spend online, it has also dramatically increased the frequency with which we go online.
The generation perhaps most affected by this is the generation of teenagers, who grew up used to the constant stream of information provided by smartphones and other gadgets. According to a recent poll conducted by the Pew Research Center, a stunning 24 percent of teenagers in the United States reported to be online almost constantly and another 56 percent stated to use the internet several times a day. This trend is clearly facilitated by mobile devices, as 94 percent of those teens who access the internet on mobile devices do so on a daily basis, while only 68 percent of those without mobile access go online every day.
As of now, it can only be speculated what wearable devices such as the Apple Watch will do to our online behaviour, but it seems certain that the stream of information we’re exposed to won’t grow any smaller once we carry it on our wrists.
Os textos 01 e 02, na verdade, pertencem a um único texto. Decidi dividi-lo aqui apenas para mostrar que muitas vezes você quebra sua cabeça com textos longos, com palavras desconhecidas, quando na verdade o gráfico ou a tabela – ou qualquer outra informação não verbal presente no texto – facilita sua compreensão e evita dores de cabeça.