Cursos / Informática para Internet / Inglês Técnico / Aula
Você teve a oportunidade de observar, nas aulas anteriores, que a língua inglesa está presente em várias situações das nossas vidas. Viu, também, que algumas estratégias foram utilizadas para melhor compreender um texto.
Você continuará trabalhando com as técnicas de leitura, mas, antes, observe de que forma os textos podem ser classificados em gêneros a partir de seus conteúdos, de suas propriedades funcionais e de suas composições características.
Dê uma olhada nos textos abaixo. Considere as imagens e a maneira como eles estão organizados.
Observação: não utilize tradutor ou dicionário!
Você reconhece os diferentes textos apresentados acima? Se precisar, observe os recortes novamente e os identifique.
() Verbete de dicionário
() Sinopse de um filme
() Tirinha cômica
() Receita culinária
() Resumo de um artigo científico
() Charge
Clique aqui para ver as respostas.
Ainda sobre os recortes acima, o que você espera encontrar em cada um deles?
() Significado, classe gramatical, exemplos e pronúncia da palavra.
() Informação pessoal, troca de informações no ambiente de trabalho ou no ambiente acadêmico.
() Uma sequência narrativa contendo humor; uma história que pode provocar o riso.
() Lista de ingredientes e modo de preparo.
() Relato sucinto de um filme com algumas informações técnicas, tais como ano de lançamento, duração, gênero, diretor, produtor e elenco.
() Informações sobre a pesquisa: objetivos do estudo, metodologia e resultados obtidos.
() Imagem que retrata um acontecimento atual, podendo conter uma crítica por meio de uma mensagem humorística.
Clique aqui para ver as respostas.
Apesar de alguns estarem escritos em outras línguas, provavelmente desconhecidas por você, o que lhe permitiu identificar os diferentes textos?
Sem dúvida, os recursos tipográficos (imagens, figuras, fonte das letras, números, negrito, etc.) foram muito relevantes e o auxiliou quando você não conseguiu entender as palavras.
Reconhecemos um texto, também, por meio de seu formato, isto é, de sua estrutura, de seu layout. Olhe novamente o Texto A. Essa receita, por exemplo, está escrita em outra língua. Você sabe que língua é essa? Nem eu. Brincadeira, haha! Está em alemão (pesquisei aqui no Google). Mas não precisamos saber alemão para identificar, por meio de sua organização e composição características, a lista de ingredientes e seu modo de preparo.
Além disso, identificamos também o conteúdo, as palavras específicas desse contexto. Podemos inferir, por exemplo, que “Zutaten” significa “ingredientes” e “Zubereitung” significa “modo de preparo”. Com isso, podemos inferir que as outras palavras devem estar relacionadas à comida, obviamente, não a nomes de animais ou países.
Assim, podemos dizer que o texto apresenta uma função, um objetivo, que é listar os ingredientes e o modo de fazer uma comida.
Com o advento da tecnologia, novos gêneros textuais surgiram. Você saberia citar algum? Vá até o fórum de inglês da sala da sua turma e poste lá suas ideias.
De acordo com Bakhtin (2003), os gêneros se elaboram dentro de cada esfera da atividade humana e estão em constante mutação, devido ao fato das atividades humanas, assim como a língua — com a qual eles estão também relacionados —, serem dinâmicas.
Souza et al (2005) indica que “toda leitura deve ter um objetivo” (p. 17). Podemos ler por prazer, para aprender algo, em busca de informações específicas, etc. A maneira como olhamos nossa página de Facebook ou lemos as mensagens de algum grupo do WhatsApp, por exemplo, não é a mesma de quando estamos estudando algumas matérias ou fazendo uma busca no Google.
Por isso, há diferentes graus de compreensão: a compreensão detalhada, que diz respeito a quando lemos algo cuidadosamente, relacionando os novos conhecimentos ao nosso conhecimento prévio sobre o assunto; a compreensão das ideias principais, referente a quando buscamos compreender os principais argumentos ou fazemos a busca de uma informação específica; e a compreensão geral, relativa a uma leitura superficial para obter a ideia geral de um texto sem lê-lo detalhadamente. Utilizamos a estratégia skimming neste último nível de compreensão.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados