Cursos / Informática para Internet / Programação Estruturada / Aula

arrow_back Aula 07 - Manipulação de Strings

2. Strings como arrays de caracteres

Se você prestar atenção, irá perceber que uma String pode ser vista como uma sequência de caracteres, ou seja, um array de caracteres. De fato, você pode transformar uma String em um array de caracteres e vice-versa. Veja isso no programa a seguir, que imprime um texto de forma inversa:

Note o uso da função toCharArray(). Essa função é aplicada a uma variável do tipo String, que no caso é nome1, e seu retorno é um array de caracteres com o tamanho exato do texto e que armazena exatamente os caracteres que formam o texto original. Essa conversão de String para array, porém, não é muito comum, pois existem funções que trabalham diretamente com Strings e que simulam esse comportamento de um array (indexação das letras, etc.). Vejamos como podemos construir esse mesmo programa apenas usando String:

Observe que nessa nova versão do programa foram utilizadas as funções length() e charAt(). A primeira dessas funções retorna o tamanho da String, ou seja, a quantidade de caracteres que ela possui. E nessa contagem, espaços em branco e caracteres especiais como o \n também contam! Já a segunda função, recebe como parâmetro um número inteiro e retorna o caractere indexado pelo número indicado. Isso quer dizer que se você passar o número 0 (zero) como parâmetro, a função charAt() irá retornar o primeiro caractere da String. Lembre-se que os índices começam do número zero!

Essas duas funções permitem que você faça a leitura dos caracteres de uma String como se você estivesse trabalhando com um array de caracteres. Não é legal? Não há necessidade nesse caso de fazer nenhuma conversão.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados