Cursos / Informática para Internet / Programação Estruturada / Aula
Alguns operadores em Java possuem mais de uma função. O operador + pode ser utilizado para concatenação de valores literais, resultando em um texto, por exemplo. Agora veremos o uso do + e de outros operados para realização de operações aritméticas. Em particular, veremos os seguintes operadores aritméticos:
Esses operadores, todos binários, são utilizados da mesma forma que aprendemos na matemática. Talvez apenas o operador resto da divisão (%) seja novo para você. Basicamente, a operação a % b retorna o quanto sobra de uma divisão inteira de a por b, se ela não for exata. Por exemplo, 7 % 2 é igual a 1. Isso porque a divisão inteira de 7 por 2 é igual a 3. Para ver quanto sobra, é só multiplicar 2 (divisor) x 3 (divisão inteira), que dá 6. Se subtrairmos 7 por 6, vemos o que sobrou, que foi o valor 1.
Além disso, é preciso observar a precedência das operações. Qual é o valor resultante da expressão 3 - 2 * 5? Primeiro, temos que calcular as operações multiplicativas (*, /, %) para depois calcular as operações aditivas (+, -). Parênteses, porém, podem ser utilizados para forçar o cálculo de uma expressão em uma determinada ordem. Exemplos:
O valor da variável a é igual a -7, enquanto o valor de b é igual a 5!
Além das expressões aritméticas, temos também as expressões boleanas, as quais são verdadeiro (true) se elas forem atendidas, ou falso (false) caso contrário. Para montar tais expressões, você fará uso geralmente de operadores relacionais de >, >=, <, <=, == e !=, sendo == o operador de igualdade, e != o de diferença. Veja exemplos de expressões que são verdadeiras, considerando os valores de a e b mostrados anteriormente:
Por outro lado, são exemplos de expressões falsas:
Você pode compor essas expressões mais simples através dos operadores lógicos vistos em Lógica de Programação: operador NÃO (!), operador E (&&) e o operador OU (||). Veja exemplos a seguir de expressões verdadeiras:
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados